sicnot

Perfil

Mundo

Extinções em massa na Terra são causadas por chuvas de meteoros

Durante mais de 30 anos, a comunidade científica debateu-se com a hipótese controversa que relaciona os impactos das crateras com as extinções em massa, na Terra. Num estudo publicado agora pela Universidade de Nova Iorque, os cientistas concluem que as extinções ocorridas no nosso planeta nos últimos 260 milhões de anos foram mesmo causadas por chuvas de meteoros.

Michael Rampino, da Universidade de Nova Iorque, e Ken Caldeira, do Instituto de Carnegie, mostram uma ligação entre os impactos causados por meteoros ou meteoritos e recorrentes extinções de formas de vida, como é o caso da dos dinossauros.

No estudo publicado na revista da britânica Academia Real de Astronomia, os cientistas falam num padrão cíclico que acontecerá em cada 26 milhões de anos e que estará relacionado com o período de deslocação do Sol e dos planetas na nossa galáxia.

"Este ciclo cósmico d emorte e destruição afetou, sem dúvida alguma, a história da vida no nosso planeta", explica Rampino.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14