sicnot

Perfil

Mundo

Extinções em massa na Terra são causadas por chuvas de meteoros

Durante mais de 30 anos, a comunidade científica debateu-se com a hipótese controversa que relaciona os impactos das crateras com as extinções em massa, na Terra. Num estudo publicado agora pela Universidade de Nova Iorque, os cientistas concluem que as extinções ocorridas no nosso planeta nos últimos 260 milhões de anos foram mesmo causadas por chuvas de meteoros.

Michael Rampino, da Universidade de Nova Iorque, e Ken Caldeira, do Instituto de Carnegie, mostram uma ligação entre os impactos causados por meteoros ou meteoritos e recorrentes extinções de formas de vida, como é o caso da dos dinossauros.

No estudo publicado na revista da britânica Academia Real de Astronomia, os cientistas falam num padrão cíclico que acontecerá em cada 26 milhões de anos e que estará relacionado com o período de deslocação do Sol e dos planetas na nossa galáxia.

"Este ciclo cósmico d emorte e destruição afetou, sem dúvida alguma, a história da vida no nosso planeta", explica Rampino.

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..