sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos nove desaparecidos e dois feridos em explosão em central química chinesa

Pelo menos nove pessoas desapareceram e outras duas ficaram feridas depois de uma explosão numa central química na província chinesa de Shandong, informou hoje a emissora oficial CCTV.

Arquivo reuters

As causas da explosão são ainda desconhecidas, bem como quantas pessoas se encontravam dentro da fábrica, pelo que se estima que o número de vítimas possa vir a aumentar nas próximas horas.

A explosão em Shandong é a primeira desde que 164 pessoas morreram e 700 ficaram feridas quando um terminal de contentores explodiu no porto de Tianjin, em agosto.

O incidente voltou a gerar críticas ao Governo chinês devido às fracas medidas de segurança aplicadas ao setor industrial. Em resposta, Pequim ordenou revisões a todas as fábricas que trabalham com produtos perigosos ou inflamáveis.

Segundo as autoridades chinesas, todos os anos 70.000 pessoas morrem em acidentes industriais, apesar de especialistas alertarem para a possibilidade de o número real ser muito superior, já que há muitos acidentes ocultados ou não registados.

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.