sicnot

Perfil

Mundo

Asteroide "Grande Abóbora" passa pela Terra na noite de Halloween

Os cientistas da NASA estão a seguir a trajetória do asteroide 2015 TB145 que deverá passar muito perto da Terra na noite de 31 de outubro. Por ser a noite de Halloween, apelidaram-no de "Grande Abóbora".

NASA

O asteroide não representa qualquer perigo para a Terra, vai passar a uma distância segura, um pouco mais além da órbita da Lua, garante a NASA.

Mas dado que a distância é relativamente curta, é uma oportunidade para os cientistas estudarem particularidades do asteroide. Este será o maior objeto celeste a passar o mais perto até 2027.

Se as estimativas dos cientistas estiverem exatas, tem uma massa 28 vezes superior ao meteorito Chelyabinsk, que penetrou na atmosfera terrestre pela Rússia em fevereiro de 2013.

O asteroide 2015 TB145 passará a uma distância de cerca de 500 mil quilómetros da Terra, ou seja, cerca de 1,3 vezes a distância que separa o nosso planeta da Lua. A hora prevista é 15h14 GMT (a mesma hora de Lisboa) do dia 31 de outubro.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07