sicnot

Perfil

Mundo

Asteroide "Grande Abóbora" passa pela Terra na noite de Halloween

Os cientistas da NASA estão a seguir a trajetória do asteroide 2015 TB145 que deverá passar muito perto da Terra na noite de 31 de outubro. Por ser a noite de Halloween, apelidaram-no de "Grande Abóbora".

NASA

O asteroide não representa qualquer perigo para a Terra, vai passar a uma distância segura, um pouco mais além da órbita da Lua, garante a NASA.

Mas dado que a distância é relativamente curta, é uma oportunidade para os cientistas estudarem particularidades do asteroide. Este será o maior objeto celeste a passar o mais perto até 2027.

Se as estimativas dos cientistas estiverem exatas, tem uma massa 28 vezes superior ao meteorito Chelyabinsk, que penetrou na atmosfera terrestre pela Rússia em fevereiro de 2013.

O asteroide 2015 TB145 passará a uma distância de cerca de 500 mil quilómetros da Terra, ou seja, cerca de 1,3 vezes a distância que separa o nosso planeta da Lua. A hora prevista é 15h14 GMT (a mesma hora de Lisboa) do dia 31 de outubro.

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.