Asteroide "Grande Abóbora" passa pela Terra na noite de Halloween

Os cientistas da NASA estão a seguir a trajetória do asteroide 2015 TB145 que deverá passar muito perto da Terra na noite de 31 de outubro. Por ser a noite de Halloween, apelidaram-no de "Grande Abóbora".

NASA

O asteroide não representa qualquer perigo para a Terra, vai passar a uma distância segura, um pouco mais além da órbita da Lua, garante a NASA.

Mas dado que a distância é relativamente curta, é uma oportunidade para os cientistas estudarem particularidades do asteroide. Este será o maior objeto celeste a passar o mais perto até 2027.

Se as estimativas dos cientistas estiverem exatas, tem uma massa 28 vezes superior ao meteorito Chelyabinsk, que penetrou na atmosfera terrestre pela Rússia em fevereiro de 2013.

O asteroide 2015 TB145 passará a uma distância de cerca de 500 mil quilómetros da Terra, ou seja, cerca de 1,3 vezes a distância que separa o nosso planeta da Lua. A hora prevista é 15h14 GMT (a mesma hora de Lisboa) do dia 31 de outubro.

• Os dias na Terra estão a ficar mais longos

Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

• As novas rotas da TAP em 2017

No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

• Leica: a marca lendária entre os fotógrafos