sicnot

Perfil

Mundo

Asteroide "Grande Abóbora" passa pela Terra na noite de Halloween

Os cientistas da NASA estão a seguir a trajetória do asteroide 2015 TB145 que deverá passar muito perto da Terra na noite de 31 de outubro. Por ser a noite de Halloween, apelidaram-no de "Grande Abóbora".

NASA

O asteroide não representa qualquer perigo para a Terra, vai passar a uma distância segura, um pouco mais além da órbita da Lua, garante a NASA.

Mas dado que a distância é relativamente curta, é uma oportunidade para os cientistas estudarem particularidades do asteroide. Este será o maior objeto celeste a passar o mais perto até 2027.

Se as estimativas dos cientistas estiverem exatas, tem uma massa 28 vezes superior ao meteorito Chelyabinsk, que penetrou na atmosfera terrestre pela Rússia em fevereiro de 2013.

O asteroide 2015 TB145 passará a uma distância de cerca de 500 mil quilómetros da Terra, ou seja, cerca de 1,3 vezes a distância que separa o nosso planeta da Lua. A hora prevista é 15h14 GMT (a mesma hora de Lisboa) do dia 31 de outubro.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.