sicnot

Perfil

Mundo

Bombista suicida ataca mesquita xiita e mata 10 pessoas no Paquistão

Um bombista suicida fez-se explodir hoje numa mesquita no sudoeste do Paquistão, matando 10 pessoas da minoria muçulmana xiita e deixando outras 12 feridas, divulgaram as autoridades paquistanesas.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Faisal Mahmood / Reuters

O ataque ocorreu quando as pessoas estavam reunidas na mesquita, em homenagem ao Muharram (primeiro mês do calendário islâmico), na cidade de Chalgari, no Baluchistão, a 170 quilómetros a sudeste da capital provincial, Quetta.

"Pelo menos 10 pessoas morreram e 12 outras ficaram feridas depois de um bombista suicida atacar uma mesquita xiita", disse à agência francesa AFP o ministro provincial do Interior, Sarfraz Bugti.

O responsável disse que havia seis crianças entre os mortos, com idades entre os 10 e 12 anos, e também algumas mulheres, acrescentando que o número de mortos pode subir.

O bombista era um jovem, de cerca de 18 anos, que envergava uma burca.

A violência sectária - em particular realizada por militantes sunitas contra xiitas, que são cerca de 20% da população de 200 milhões no Paquistão - já custou milhares de vidas no país ao longo da última década.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.