sicnot

Perfil

Mundo

Bombista suicida ataca mesquita xiita e mata 10 pessoas no Paquistão

Um bombista suicida fez-se explodir hoje numa mesquita no sudoeste do Paquistão, matando 10 pessoas da minoria muçulmana xiita e deixando outras 12 feridas, divulgaram as autoridades paquistanesas.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Faisal Mahmood / Reuters

O ataque ocorreu quando as pessoas estavam reunidas na mesquita, em homenagem ao Muharram (primeiro mês do calendário islâmico), na cidade de Chalgari, no Baluchistão, a 170 quilómetros a sudeste da capital provincial, Quetta.

"Pelo menos 10 pessoas morreram e 12 outras ficaram feridas depois de um bombista suicida atacar uma mesquita xiita", disse à agência francesa AFP o ministro provincial do Interior, Sarfraz Bugti.

O responsável disse que havia seis crianças entre os mortos, com idades entre os 10 e 12 anos, e também algumas mulheres, acrescentando que o número de mortos pode subir.

O bombista era um jovem, de cerca de 18 anos, que envergava uma burca.

A violência sectária - em particular realizada por militantes sunitas contra xiitas, que são cerca de 20% da população de 200 milhões no Paquistão - já custou milhares de vidas no país ao longo da última década.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.