sicnot

Perfil

Mundo

Cabo Verde quer vulcão do Fogo como Património da Humanidade

Cabo Verde vai propor à UNESCO a classificação do vulcão e da localidade de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, como Património Mundial da Humanidade, disse o hoje presidente do Instituto de Património Cultural (IPC), Humberto Lima.

© KYODO Kyodo / Reuters

Para tal, os dois sítios, terão que ser incluídos na lista indicativa dos lugares que em Cabo Verde têm potencialidades para serem classificados.

A lista está atualmente em revisão e deverá passar a incluir também como novos sítios Nova Sinta (Brava), reserva natural de Santa Luzia e ilhéu Branco e Raso e a cova e montanhas de Ribeira da Torre e Paúl (Santo Antão).

Humberto Lima, que falava aos jornalistas, na Praia, à margem de um seminário sobre a revisão da referida lista adiantou que, além dos sítios culturais, a ideia é propor também sítios naturais, sendo que a Chã das Caldeiras e o Vulcão do Fogo reúnem as duas componentes.

"É um processo que certamente será um pouco mais difícil, mas nós vamos trabalhar, fazer investigações e propor esses sítios, mas sabendo que não será tão fácil inscreve-los, tendo em conta que são patrimónios mistos", disse Humberto Lima, citado pela agência cabo-verdiana de notícias Inforpress.

Em 2004, Cabo Verde apresentou à UNESCO a lista indicativa de locais com potencialidades para serem classificados como património mundial, onde se incluía a Cidade Velha, ilha de Santiago, o único local que viria a ser classificado, em julho de 2009.

Da lista de 2004 constavam ainda as Salinas de Pedra de Lume (Sal), o Centro Histórico da Praia (Santiago), o Campo de Concentração do Tarrafal (Santiago) e o Centro Histórico de São Filipe (Fogo).

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) recomenda que os países atualizem a lista de 10 em 10 anos.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.