sicnot

Perfil

Mundo

Consumo de marijuana nos EUA duplicou na última década

O consumo de marijuana por adultos nos Estados Unidos da América duplicou na última década, passando de 4,1% para 9,5%, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde hoje divulgados.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"Com base nos resultados dos nossos inquéritos, o uso de marijuana nos Estados Unidos aumentou rapidamente na última década, com cerca de três em cada dez pessoas a utilizarem marijuana ao ponto de ser considerada um vício", afirmou George Koob, diretor do Instituto Nacional de Alcoolismo, que realizou o estudo juntamente com o Instituto Nacional de Saúde.

O inquérito, publicado na revista da Associação Médica Americana de psiquiatria, incluiu entrevistas a 79.000 pessoas sobre o consumo de álcool, drogas e condições psiquiátricas relacionadas com os períodos de 2001-2002 e 2012-2013.

Os jovens adultos, com idades entre os 18 e os 29 anos, foram os que mais disseram usar marijuana, com um aumento de 10,5% para 21,2% na última década.

O estudo revelou que 30% das pessoas que usaram marijuana no ano passado sofreram o que os especialistas classificam como uma desordem, que consiste num maior consumo da droga por um maior período de tempo, assim como a impossibilidade de cumprir as suas obrigações, tanto nos estudos como no trabalho e em casa.

Atualmente, 23 estados norte-americanos têm leis que permitem o consumo de marijuana para fins medicinais, e outros quatro, além do distrito de Colúmbia, legalizaram o uso da droga para fins de lazer.

Lusa

  • Droga vinda do céu esmaga casota de cão

    Mundo

    E se, de repente, caísse dos céus um pesado pacote de marijuana? Foi o que aconteceu em Nogales, uma pequena cidade do Arizona, junto à fronteira com o México. A única testemunha é um pastor alemão, cuja casota ficou reduzida a "escombros" com o impacto.

  • Passos explica porque se sentiu irritado com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o Presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas de que foi alvo.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.