sicnot

Perfil

Mundo

Custo direto do crime na América Latina equivale a 3% do PIB

O custo direto do crime e da violência equivale a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina, segundo um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentado na quarta-feira em Quito.

© Oswaldo Rivas / Reuters

O relatório "Os custos do crime e da violência no bem-estar da América Latina e Caribe" assinala que a região é "excecionalmente violenta", já que alberga 9% da população mundial mas é palco de um terço dos homicídios que se registam no planeta.

O estudo foi apresentado durante a 7.ª Semana da Segurança dos Cidadãos, um evento organizado pelo Ministério do Interior do Equador e pelo BID, e que reúne altos representantes governamentais e académicos da região.

Os índices de homicídios apontam para mais de 24 mortes por cada 100.000 habitantes na região, a única onde a violência aumentou desde 2005, segundo o relatório elaborado pela responsável pelos trabalhos de investigação sobre Segurança dos Cidadãos do BID, Laura Jaitman.

A especialista referiu que os custos derivados da violência, equivalentes a 3% do PIB, correspondem ao investimento feito em infraestruturas na região ou aos rendimentos dos 20% mais pobres.

Os dados sobre o custo direto da criminalidade têm como base informações obtidas no Chile, Costa Rica, Honduras, Paraguai e Uruguai, cinco países que, segundo a investigadora, permitem obter uma estimativa bastante aproximada da situação regional.

O Chile e o país do grupo onde o custo é menor, 1,8% do PIB, enquanto as Honduras registam valores equivalentes a 4,6%.

Lusa

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17