sicnot

Perfil

Mundo

Dois mortos em ataque a escola na Suécia

Dois mortos e dois feridos graves, além do atacante, é o novo balanço do ataque a uma escola de Trollhättan, no sudeste da Suécia, informou o hospital da cidade.

BJORN LARSSON ROSVALL

"Uma das quatro pessoas que deram entrada no hospital morreu", declarou à agência France Presse um porta-voz do hospital de Trollhättan, Nicklas Claesson.

Os media suecos dizem tratar-se de um dos dois alunos feridos, com 11 e 15 anos. Um professor morreu ainda na escola e o atacante foi gravemente ferido a tiro pela polícia.

Segundo a imprensa local, o atacante, de 21 anos, tinha uma espada e usava uma máscara do filme Star Wars, tendo os alunos pensado inicialmente que se tratava de uma brincadeira de Halloween (Dia das Bruxas, assinalado na véspera do Dia de Todos os Santos).

A polícia foi alertada cerca das 10:10 locais (09:10 em Lisboa) para o incidente na escola Kronan, com cerca de 400 alunos entre os seis e os 15 anos.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, é esperado hoje em Trollhättan, uma cidade industrial com 57.000 habitantes, que acolhe o construtor automóvel Saab, situada a uma hora de estrada de Göteborg.

"Este é um dia negro para a Suécia", disse Lofven numa declaração, adiantando: "Os meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias, os alunos e funcionários, toda a comunidade. Não há palavras para descrever o que estão a passar neste momento".

Os ataques a escolas são raros na Suécia. O último foi um tiroteio registado em 1961 em Kungalv (sudoeste), que causou um morto e seis feridos.

Lusa

  • Professor morto em ataque com espada numa escola sueca

    Mundo

    Um ataque com uma espada numa escola na Suécia provocou cinco feridos e um morto, segundo as autoridades de saúde a vítima mortal é um professor. Sabe-se também que a polícia baleou o suspeito, que foi depois transportado para o hospital, e que dois alunos foram feridos com gravidade. O homem entrou no estabelecimento escolar com uma espada e o rosto tapado. As autoridades estão a investigar as motivações do ataque que aconteceu numa escola em Trollhattan, cidade com cerca de 50 mil habitantes, a norte de Gotemburgo.

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • Costa exige a demissão de Dijsselbloem e Marcelo assina por baixo
    1:57
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.