sicnot

Perfil

Mundo

Dois mortos em ataque a escola na Suécia

Dois mortos e dois feridos graves, além do atacante, é o novo balanço do ataque a uma escola de Trollhättan, no sudeste da Suécia, informou o hospital da cidade.

BJORN LARSSON ROSVALL

"Uma das quatro pessoas que deram entrada no hospital morreu", declarou à agência France Presse um porta-voz do hospital de Trollhättan, Nicklas Claesson.

Os media suecos dizem tratar-se de um dos dois alunos feridos, com 11 e 15 anos. Um professor morreu ainda na escola e o atacante foi gravemente ferido a tiro pela polícia.

Segundo a imprensa local, o atacante, de 21 anos, tinha uma espada e usava uma máscara do filme Star Wars, tendo os alunos pensado inicialmente que se tratava de uma brincadeira de Halloween (Dia das Bruxas, assinalado na véspera do Dia de Todos os Santos).

A polícia foi alertada cerca das 10:10 locais (09:10 em Lisboa) para o incidente na escola Kronan, com cerca de 400 alunos entre os seis e os 15 anos.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, é esperado hoje em Trollhättan, uma cidade industrial com 57.000 habitantes, que acolhe o construtor automóvel Saab, situada a uma hora de estrada de Göteborg.

"Este é um dia negro para a Suécia", disse Lofven numa declaração, adiantando: "Os meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias, os alunos e funcionários, toda a comunidade. Não há palavras para descrever o que estão a passar neste momento".

Os ataques a escolas são raros na Suécia. O último foi um tiroteio registado em 1961 em Kungalv (sudoeste), que causou um morto e seis feridos.

Lusa

  • Professor morto em ataque com espada numa escola sueca

    Mundo

    Um ataque com uma espada numa escola na Suécia provocou cinco feridos e um morto, segundo as autoridades de saúde a vítima mortal é um professor. Sabe-se também que a polícia baleou o suspeito, que foi depois transportado para o hospital, e que dois alunos foram feridos com gravidade. O homem entrou no estabelecimento escolar com uma espada e o rosto tapado. As autoridades estão a investigar as motivações do ataque que aconteceu numa escola em Trollhattan, cidade com cerca de 50 mil habitantes, a norte de Gotemburgo.

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.