sicnot

Perfil

Mundo

Dois mortos em ataque a escola na Suécia

Dois mortos e dois feridos graves, além do atacante, é o novo balanço do ataque a uma escola de Trollhättan, no sudeste da Suécia, informou o hospital da cidade.

BJORN LARSSON ROSVALL

"Uma das quatro pessoas que deram entrada no hospital morreu", declarou à agência France Presse um porta-voz do hospital de Trollhättan, Nicklas Claesson.

Os media suecos dizem tratar-se de um dos dois alunos feridos, com 11 e 15 anos. Um professor morreu ainda na escola e o atacante foi gravemente ferido a tiro pela polícia.

Segundo a imprensa local, o atacante, de 21 anos, tinha uma espada e usava uma máscara do filme Star Wars, tendo os alunos pensado inicialmente que se tratava de uma brincadeira de Halloween (Dia das Bruxas, assinalado na véspera do Dia de Todos os Santos).

A polícia foi alertada cerca das 10:10 locais (09:10 em Lisboa) para o incidente na escola Kronan, com cerca de 400 alunos entre os seis e os 15 anos.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, é esperado hoje em Trollhättan, uma cidade industrial com 57.000 habitantes, que acolhe o construtor automóvel Saab, situada a uma hora de estrada de Göteborg.

"Este é um dia negro para a Suécia", disse Lofven numa declaração, adiantando: "Os meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias, os alunos e funcionários, toda a comunidade. Não há palavras para descrever o que estão a passar neste momento".

Os ataques a escolas são raros na Suécia. O último foi um tiroteio registado em 1961 em Kungalv (sudoeste), que causou um morto e seis feridos.

Lusa

  • Professor morto em ataque com espada numa escola sueca

    Mundo

    Um ataque com uma espada numa escola na Suécia provocou cinco feridos e um morto, segundo as autoridades de saúde a vítima mortal é um professor. Sabe-se também que a polícia baleou o suspeito, que foi depois transportado para o hospital, e que dois alunos foram feridos com gravidade. O homem entrou no estabelecimento escolar com uma espada e o rosto tapado. As autoridades estão a investigar as motivações do ataque que aconteceu numa escola em Trollhattan, cidade com cerca de 50 mil habitantes, a norte de Gotemburgo.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.