sicnot

Perfil

Mundo

Furacão Patrícia atinge estado "extremamente perigoso" ao aproximar-se do México

O furacão Patrícia evoluiu hoje para um nível "extremamente perigoso" nas costas mexicanas no Oceano Pacífico, consideraram meteorologistas norte-americanos, alertando para a possibilidade de inundações repentinas e deslizes de terras.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA adiantou que "a preparação deveria ser acelerada para a terminação", quando o Patrícia foi reclassificado de uma categoria dois para uma de quatro, na escala de cinco níveis Saffir-Simpson, indiciando o aumento da sua periculosidade.

Com ventos sustentados de 215 quilómetros por hora, a chegada do furacão a terra é esperado na sexta-feira depois de almoço ou ao fim da tarde, adiantou o Centro, baseado em Miami.

As previsões apontam para a chegada a terra ocorra no Estado mexicano de Jalisco, próximo da fronteira com o Estado de Colima.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.