sicnot

Perfil

Mundo

Homens armados matam 20 pessoas no nordeste da Nigéria

Vinte pessoas foram mortas a tiros na quarta-feira por homens armados que pertenceriam ao grupo extremista Boko Haram, nas proximidades de uma cidade do estado de Borno, no nordeste da Nigéria, afirmaram fontes locais.

© Afolabi Sotunde / Reuters

Um grupo numeroso de homens armados do Boko Haram, que fugiam de uma ofensiva militar no seu acampamento no distrito de Nganzai, abriu fogo sobre quatro carros nos arredores de Jingalta, que fica a 70 quilómetros ao norte de Maiduguri, matando 20 pessoas, segundo testemunhas no local.

"Recebemos informações de um ataque realizado por homens armados do Boko Haram a quatro carros, perto de Jingalta, matando todos os 20 ocupantes dos veículos, antes das chamas consumirem os automóveis", disse Babakura Kolo, membro do grupo de vigilância local, que ajuda os militares nigerianos no combate ao grupo extremista islâmico.

Os homens armados, que estavam em carrinhas e motas, pilharam e queimaram a aldeia, cujo os moradores já haviam fugido durante o ataque.

Jibir Hassan, um motorista de autocarro, deslocou-se à vila depois da saída dos homens armados e confirmou as mortes.

"Quando chegámos a Jingalta, nós encontramos tudo completamente queimado, destruído e, fora da cidade, vimos os corpos espalhados pela estrada, 20 deles no total", disse Hassan.

Segundo a testemunha, "perto dos corpos estavam quatro corpos carbonizados".

A capital do estado de Borno, Maiduguri é a terra natal do grupo radical islâmico Boko Haram, cuja revolta causou cerca de 17.000 mortos e mais de 2,5 milhões de deslocados desde 2009.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.