sicnot

Perfil

Mundo

Pior nuvem de fumo da década envolve o sul da Tailândia

Uma densa nuvem de fumo, fruto dos incêndios florestais da Indonésia, está a causar os piores níveis de poluição registados na última década no sul da Tailândia, gerando atrasos em voos para zonas turísticas, informaram hoje as autoridades.

© Surapan Boonthamon / Reuters

Há quase dois meses que milhares de incêndios causados por queimadas na Indonésia estão a levar nuvens de fumo para os países vizinhos, onde aumentaram as doenças respiratórias, escolas fecharam e voos foram cancelados.

A Tailândia é habitualmente poupada aos efeitos dos incêndios da Indonésia, um problema anual que afeta mais fortemente a Malásia e Singapura.

No entanto, nas últimas semanas o vento trouxe as nuvens de fumo, causando dificuldades à indústria do turismo, central na economia do país.

As autoridades tailandesas informaram que a qualidade do ar caiu para níveis insalubres em sete províncias do sul, com resultados particularmente maus em Songkhla, para onde alguns voos foram atrasados ou cancelados.

"É considerado uma crise, a pior em dez anos", disse à AFP Halem Jemarican, chefe do departamento ambiental da província de Songkhla.

Lusa

  • Incêndios em Portugal - um mês depois
    9:10

    Reportagem Especial

    Regressar a casa para refazer a vida é tudo o que querem as famílias a quem o fogo levou quase tudo, há cerca de um mês. Contudo, esse regresso não tem sido fácil. Depois dos incêndios, famílias e empresas ainda têm de vencer as burocracias. A Reportagem Especial deste sábado regressa a Seia, onde arderam mais de 70 casas de primeira habitação e onde a vida de muitos parece ter entrado num impasse.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.