sicnot

Perfil

Mundo

Pior nuvem de fumo da década envolve o sul da Tailândia

Uma densa nuvem de fumo, fruto dos incêndios florestais da Indonésia, está a causar os piores níveis de poluição registados na última década no sul da Tailândia, gerando atrasos em voos para zonas turísticas, informaram hoje as autoridades.

© Surapan Boonthamon / Reuters

Há quase dois meses que milhares de incêndios causados por queimadas na Indonésia estão a levar nuvens de fumo para os países vizinhos, onde aumentaram as doenças respiratórias, escolas fecharam e voos foram cancelados.

A Tailândia é habitualmente poupada aos efeitos dos incêndios da Indonésia, um problema anual que afeta mais fortemente a Malásia e Singapura.

No entanto, nas últimas semanas o vento trouxe as nuvens de fumo, causando dificuldades à indústria do turismo, central na economia do país.

As autoridades tailandesas informaram que a qualidade do ar caiu para níveis insalubres em sete províncias do sul, com resultados particularmente maus em Songkhla, para onde alguns voos foram atrasados ou cancelados.

"É considerado uma crise, a pior em dez anos", disse à AFP Halem Jemarican, chefe do departamento ambiental da província de Songkhla.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas