sicnot

Perfil

Mundo

Professor morto em ataque com espada numa escola sueca

galeria de fotos

Um ataque com uma espada numa escola na Suécia provocou cinco feridos e um morto, segundo as autoridades de saúde a vítima mortal é um professor. Sabe-se também que a polícia baleou o suspeito, que foi depois transportado para o hospital, e que dois alunos foram feridos com gravidade. O homem entrou no estabelecimento escolar com uma espada e o rosto tapado. As autoridades estão a investigar as motivações do ataque que aconteceu numa escola em Trollhattan, cidade com cerca de 50 mil habitantes, a norte de Gotemburgo.

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

O balanço foi atualizado pelas autoridades de saúde, informações anteriores davam conta de cinco feridos, mas apenas três estão agora confirmados. Os feridos, dois alunos de 11 e 15 anos e outro professor, foram transportados para o hospital provincial de Norra Älvsborg, tal como o atacante, ferido a tiro pelos agentes policiais que responderam à situação na escola.

Niklas Claesson, diretor de comunicação do hospital de Trollhattan, informou que os alunos vítimas do ataque são "jovens, mas não são crianças".

"Alguns estão gravemente feridos e tiveram de ser submetidos a intervenção cirúrgica", disse Claesson.

No momento do ataque, o agressor envergava roupas negras e uma máscara. O indivíduo, com cerca de 20 anos, teria mais do que uma arma branca, informou a polícia sueca numa conferência de imprensa.

​A Escola Kronan, alvo do ataque, tem 400 alunos do pré-escolar ao secundário. De acordo com as autoridades, o incidente aconteceu na zona da cafetaria.

"Este é um dos incidentes mais graves da história da Suécia", disse Thomas Fuxborg, porta-voz da polícia, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, anunciou que suspende a ida ao parlamento prevista para hoje para se deslocar a Trollhättan. Berço do construtor automóvel Saab, a cidade industrial com 57.000 habitantes, situa-se a uma hora de estrada de Göteborg.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.