sicnot

Perfil

Mundo

Professor morto em ataque com espada numa escola sueca

galeria de fotos

Um ataque com uma espada numa escola na Suécia provocou cinco feridos e um morto, segundo as autoridades de saúde a vítima mortal é um professor. Sabe-se também que a polícia baleou o suspeito, que foi depois transportado para o hospital, e que dois alunos foram feridos com gravidade. O homem entrou no estabelecimento escolar com uma espada e o rosto tapado. As autoridades estão a investigar as motivações do ataque que aconteceu numa escola em Trollhattan, cidade com cerca de 50 mil habitantes, a norte de Gotemburgo.

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

© Scanpix Sweden / Reuters

O balanço foi atualizado pelas autoridades de saúde, informações anteriores davam conta de cinco feridos, mas apenas três estão agora confirmados. Os feridos, dois alunos de 11 e 15 anos e outro professor, foram transportados para o hospital provincial de Norra Älvsborg, tal como o atacante, ferido a tiro pelos agentes policiais que responderam à situação na escola.

Niklas Claesson, diretor de comunicação do hospital de Trollhattan, informou que os alunos vítimas do ataque são "jovens, mas não são crianças".

"Alguns estão gravemente feridos e tiveram de ser submetidos a intervenção cirúrgica", disse Claesson.

No momento do ataque, o agressor envergava roupas negras e uma máscara. O indivíduo, com cerca de 20 anos, teria mais do que uma arma branca, informou a polícia sueca numa conferência de imprensa.

​A Escola Kronan, alvo do ataque, tem 400 alunos do pré-escolar ao secundário. De acordo com as autoridades, o incidente aconteceu na zona da cafetaria.

"Este é um dos incidentes mais graves da história da Suécia", disse Thomas Fuxborg, porta-voz da polícia, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, anunciou que suspende a ida ao parlamento prevista para hoje para se deslocar a Trollhättan. Berço do construtor automóvel Saab, a cidade industrial com 57.000 habitantes, situa-se a uma hora de estrada de Göteborg.

  • Queixas sobre comércio online dispararam em 2017

    Economia

    A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede social Portal da Queixa.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo
    1:42
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52