sicnot

Perfil

Mundo

Temperatura ideal para trabalhar são 13ºC

A produtividade económica global atinge o seu máximo quando a temperatura anual média é de 13 graus centígrados (ºC),mas desce fortemente à medida que a temperatura sobe, concluiu um estudo publicado hoje na revista Nature.

© Philippe Wojazer / Reuters

Uma equipa de investigadores, dirigida por Marshall Burke, da Universidade de Stanford, no Estado norte-americano da Califórnia, analisou os dados económicos de 166 países, ao longo de 50 anos, entre 1960 e 2010.

Além de 13ºC, a produtividade começa a "declinar fortemente", sublinhou-se no estudo divulgado pela revista britânica.

Esta relação "não linear" entre eficácia económica e temperatura, que não mudou desde 1960, é válida tanto para as atividades agrícolas como para as dos outros setores económicos. E o fenómeno ocorre tanto nos países ricos como os pobres, garantiram os investigadores.

"Estes resultados provam pela primeira que a atividade económica em todas as regiões do mundo está correlacionada com o clima", afirmaram os cientistas.

Até ao momento, esta ligação não estava estabelecida ao nível macroeconómico, apesar de ser de fácil observação ao nível microeconómico, onde se observa, por exemplo, uma diminuição dos rendimentos agrícolas a partir de um certo nível de temperaturas ou uma descida da produtividade dos trabalhadores.

Os cientistas também se apoiaram nos dados existentes para procurarem prever o impacto económico das alterações climáticas.

Se o aquecimento continuar na sua tendência, o planeta arrisca ver a temperatura exceder em 4,3ºC, até 2100, a média existente antes da Revolução Industrial.

Esta subida implicaria uma descida em 23% do rendimento global médio, calcularam os investigadores, que sublinham que as desigualdades entre os países vão aumentar.

Hoje, se nada for feito, 77% dos países vão ficar mais pobres, em termos de rendimento por pessoa, do que se não tivesse havido aquecimento global.

As estimativas de Marshall Burke e da sua equipa sobre as perdas económicas provocadas pelas alterações climáticas "são muito superiores às previstas pela maior parte dos modelos", salientou Thomas Sterner, do Departamento de Economia da Universidade sueca do Gotemburgo, em comentário publicado na revista.

"Isto dá ainda mais razões para procurar limitar os desgastes a partir de hoje", acrescentou.

Este estudo é publicado apenas a algumas semanas da conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima, que vai decorrer em Paris, a partir de 30 de novembro.

A comunidade internacional pretende limitar o aquecimento global a 2ºC, em relação ao nível anterior à Revolução Industrial, através da redução da emissão dos gases com efeito de estufa.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.