sicnot

Perfil

Mundo

42 mortos numa colisão entre autocarro e camião no sul de França

Pelo menos 42 pessoas morreram, esta manhã, num choque frontal entre autocarro e um camião, perto de Bordéus, no sul de França. Há oito sobreviventes, cinco estão em estado grave. Após o embate, os dois veículos incendiaram-se.

CAROLINE BLUMBERG

CAROLINE BLUMBERG

CAROLINE BLUMBERG

CAROLINE BLUMBERG

Pelo menos 42 pessoas, na maioria idosas, morreram hoje numa choque frontal entre um autocarro e um camião numa estrada secundária perto de Libourne, sudeste de França, anunciou o município de Bordéus.

Quarenta e um dos mortos são passageiros do autocarro, sendo a 42.ª vítima o condutor do camião, disse a mesma fonte.

Os dois veículos chocaram frontalmente, incendiando-se logo de seguida.

As vítimas são todas de nacionalidade francesa, de acordo com o porta-voz do ministério do Interior.

Trata-se do pior acidente de viação ocorrido em França nos últimos 30 anos.

Algumas pessoas conseguiram sair do autocarro em chamas, mas ainda não é conhecida a gravidade dos seus ferimentos.

O autocarro que transportava 49 pessoas, a maioria idosas, tinha partido ao início do dia numa excursão de uma vila próxima do local do acidente.

Segundo um habitante ouvido pelo canal televisivo I-tele, o acidente aconteceu numa curva conhecida por ser perigosa.

"O governo francês foi totalmente mobilizado após esta terrível tragédia", disse o Presidente François Hollande, a partir de Atenas, onde se encontra numa visita oficial.

Com Lusa

EM ATUALIZAÇÃO

  • Hollande consternado com acidente que causou 42 mortos no sul de França
    0:21

    Mundo

    Um acidente rodoviário em França fez pelo menos 42 mortos, esta manhã. Um autocarro colidiu com um camião perto da cidade de Libourne, na região de Bordéus, no sul de França. Os dois veículos chocaram de frente e incendiaram-se de imediato. No autocarro seguiam idosos que participavam num passeio. As autoridades dizem que há oito sobreviventes, quatro são feridos graves. O Ministério do Interior diz que as vítimas serão todas francesas. O Presidente François Hollande, que se encontra na Grécia, mostrou-se muito consternado e garantiu todo o apoio do governo às vítimas e familiares.

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Embaixador do Bangladesh pede ajuda aos portugueses no caso dos rohingya

    Mundo

    O embaixador do Bangladesh em Lisboa pediu esta sexta-feira aos portugueses que ajudem a resolver o problema dos rohingya. Desde o final de agosto, mais de 400 mil pessoas desta minoria muçulmana fugiram de Myanmar, a antiga Birmânia. O Bangladesh já tinha acolhido outros 400 mil refugiados e vê-se agora a braços com esta crise migratória. Pede por isso a Portugal que pressione Myanmar para aceitar de volta e em segurança os rohingya.