sicnot

Perfil

Mundo

42 mortos numa colisão entre autocarro e camião no sul de França

Pelo menos 42 pessoas morreram, esta manhã, num choque frontal entre autocarro e um camião, perto de Bordéus, no sul de França. Há oito sobreviventes, cinco estão em estado grave. Após o embate, os dois veículos incendiaram-se.

CAROLINE BLUMBERG

CAROLINE BLUMBERG

CAROLINE BLUMBERG

CAROLINE BLUMBERG

Pelo menos 42 pessoas, na maioria idosas, morreram hoje numa choque frontal entre um autocarro e um camião numa estrada secundária perto de Libourne, sudeste de França, anunciou o município de Bordéus.

Quarenta e um dos mortos são passageiros do autocarro, sendo a 42.ª vítima o condutor do camião, disse a mesma fonte.

Os dois veículos chocaram frontalmente, incendiando-se logo de seguida.

As vítimas são todas de nacionalidade francesa, de acordo com o porta-voz do ministério do Interior.

Trata-se do pior acidente de viação ocorrido em França nos últimos 30 anos.

Algumas pessoas conseguiram sair do autocarro em chamas, mas ainda não é conhecida a gravidade dos seus ferimentos.

O autocarro que transportava 49 pessoas, a maioria idosas, tinha partido ao início do dia numa excursão de uma vila próxima do local do acidente.

Segundo um habitante ouvido pelo canal televisivo I-tele, o acidente aconteceu numa curva conhecida por ser perigosa.

"O governo francês foi totalmente mobilizado após esta terrível tragédia", disse o Presidente François Hollande, a partir de Atenas, onde se encontra numa visita oficial.

Com Lusa

EM ATUALIZAÇÃO

  • Hollande consternado com acidente que causou 42 mortos no sul de França
    0:21

    Mundo

    Um acidente rodoviário em França fez pelo menos 42 mortos, esta manhã. Um autocarro colidiu com um camião perto da cidade de Libourne, na região de Bordéus, no sul de França. Os dois veículos chocaram de frente e incendiaram-se de imediato. No autocarro seguiam idosos que participavam num passeio. As autoridades dizem que há oito sobreviventes, quatro são feridos graves. O Ministério do Interior diz que as vítimas serão todas francesas. O Presidente François Hollande, que se encontra na Grécia, mostrou-se muito consternado e garantiu todo o apoio do governo às vítimas e familiares.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.