sicnot

Perfil

Mundo

As maiores tempestades da história recente

As maiores tempestades da história recente

"Potencialmente catastrófico": é assim que o furacão Patrícia está a ser descrito pelos meteorologistas. Com ventos que podem chegar aos 400 quilómetros por hora, o furacão poderá ser tão ou mais devastador do que as maiores tempestades da história recente.

Em 2013, o super-tufão Haiyan fez mais de seis mil mortos nas Filipinas. Dois anos depois há ainda pessoas desaparecidas. A ONU estima que a tempestade - a mais forte de sempre, com ventos de 314 quilómetros por hora - tenha atingido cerca de 11 milhões de pessoas nas Filipinas, mas também na China e no Vietname.

Em agosto de 2005, os Estados Unidos sofreram os efeitos do Katrina. Foi um dos cinco mais mortíferos da história da América. Durou oito dias e fez mais de 1.800 mortos. Os ventos chegaram aos 280 quilómetros /hora e atingiram, além do sudeste dos Estados Unidos, as Bahamas e Cuba.

Há 36 anos, o Tufão Tip, ficou na história como o maior ciclone tropical de que há registo. Tinha um diâmetro de mais de 2.200 quilómetros, quase metade do tamanho dos Estados Unidos. Em 1979, atingiu o Japão com ventos de 305 quilómetros por hora e fez cerca de 100 mortos.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.