sicnot

Perfil

Mundo

As maiores tempestades da história recente

As maiores tempestades da história recente

"Potencialmente catastrófico": é assim que o furacão Patrícia está a ser descrito pelos meteorologistas. Com ventos que podem chegar aos 400 quilómetros por hora, o furacão poderá ser tão ou mais devastador do que as maiores tempestades da história recente.

Em 2013, o super-tufão Haiyan fez mais de seis mil mortos nas Filipinas. Dois anos depois há ainda pessoas desaparecidas. A ONU estima que a tempestade - a mais forte de sempre, com ventos de 314 quilómetros por hora - tenha atingido cerca de 11 milhões de pessoas nas Filipinas, mas também na China e no Vietname.

Em agosto de 2005, os Estados Unidos sofreram os efeitos do Katrina. Foi um dos cinco mais mortíferos da história da América. Durou oito dias e fez mais de 1.800 mortos. Os ventos chegaram aos 280 quilómetros /hora e atingiram, além do sudeste dos Estados Unidos, as Bahamas e Cuba.

Há 36 anos, o Tufão Tip, ficou na história como o maior ciclone tropical de que há registo. Tinha um diâmetro de mais de 2.200 quilómetros, quase metade do tamanho dos Estados Unidos. Em 1979, atingiu o Japão com ventos de 305 quilómetros por hora e fez cerca de 100 mortos.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.