sicnot

Perfil

Mundo

Governo dos EUA disponibiliza ajuda ao México

O Governo norte-americano disponibilizou hoje ajuda ao México para lidar com os efeitos do furacão "Patricia" que considerou como "épico em tamanho e intensidade".

© NASA NASA / Reuters

"Os nossos pensamentos estão com o povo mexicano, enquanto se prepara para a chegada do furacão Patricia. Os peritos em desastres da USAid (agência para o desenvolvimento norte-americana) estão no terreno e preparados para ajudar", afirmou o Presidente dos Estados, Barack Obama, no Twitter.

O porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, disponibilizou "qualquer assistência" que o México possa necessitar, depois da passagem do furacão que promete ser "épico em termos de tamanho e intensidade".

O Governo mexicano não solicitou, até ao momento, ajuda aos Estados Unidos, mas Washington acompanhará a situação de perto.

Os Estados Unidos acreditam que o furacão vai afetar muitos dos seus cidadãos, porque Puerto Vallarrta, no estado de Jalisco, é muito popular entre os norte-americanos.

Os turistas norte-americanos que se encontrem na zona devem seguir as diretrizes do Governo mexicano, do consulado norte-americano e procurar refúgio.

"Patricia" é o furacão "mais poderoso que existiu na história do planeta", com ventos de 325 quilómetros/hora e com uma categoria 5 na escala de Saffir-Simpson.

Lusa

  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC