sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 16 mortos em ataque contra xiitas no Paquistão

Pelo menos 16 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas hoje num ataque contra xiitas na cidade de Jacobabad, sul do Paquistão, informaram as autoridades locais.

FIDA HUSSAIN

O ataque ocorreu quando o país se encontra em alerta máximo para os dias de luto de Ashura, durante o mês sagrado de Moharram, altura em que aumenta a violência setária.

"Muitos feridos e as vítimas mortais foram levados para o Hospital Civil", disse o oficial da polícia, Zafar Iqbal.

Inicialmente as autoridades referiram o ataque como tendo sido do tipo suicida, mas, mais tarde, afirmaram ainda estar a investigar.

O ataque, que provocou pelo menos 28 feridos, ocorreu próximo da residência de um líder xiita local, onde estavam devotos que se preparavam para sair para uma procissão em Karachi.

As autoridades paquistanesas destacaram 10.000 soldados e 6.000 paramilitares para prevenir a violência sectária durante o Moharram.

Durante o mês sagrado, que começou quinta-feira, os xiitas realizam procissões e encontros para lamentar o martírio do profeta Maomé, neto do Imã Hussain na batalha de Karbala, no Iraque em 680 d.C.

Hussain é também venerado por sunitas, mas os mais radicais opõem-se ao luto público do martírio.

A violência sectária -- em particular de extremistas sunitas contra xiitas, que são cerca de 20% dos 200 milhões de paquistaneses -- já provocou milhares de mortos no país ao longo da última década.

Na quinta-feira, um homem fez-se explodir numa mesquita, provocando a morte a 11 xiitas, incluindo seis crianças.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano