sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 16 mortos em ataque contra xiitas no Paquistão

Pelo menos 16 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas hoje num ataque contra xiitas na cidade de Jacobabad, sul do Paquistão, informaram as autoridades locais.

FIDA HUSSAIN

O ataque ocorreu quando o país se encontra em alerta máximo para os dias de luto de Ashura, durante o mês sagrado de Moharram, altura em que aumenta a violência setária.

"Muitos feridos e as vítimas mortais foram levados para o Hospital Civil", disse o oficial da polícia, Zafar Iqbal.

Inicialmente as autoridades referiram o ataque como tendo sido do tipo suicida, mas, mais tarde, afirmaram ainda estar a investigar.

O ataque, que provocou pelo menos 28 feridos, ocorreu próximo da residência de um líder xiita local, onde estavam devotos que se preparavam para sair para uma procissão em Karachi.

As autoridades paquistanesas destacaram 10.000 soldados e 6.000 paramilitares para prevenir a violência sectária durante o Moharram.

Durante o mês sagrado, que começou quinta-feira, os xiitas realizam procissões e encontros para lamentar o martírio do profeta Maomé, neto do Imã Hussain na batalha de Karbala, no Iraque em 680 d.C.

Hussain é também venerado por sunitas, mas os mais radicais opõem-se ao luto público do martírio.

A violência sectária -- em particular de extremistas sunitas contra xiitas, que são cerca de 20% dos 200 milhões de paquistaneses -- já provocou milhares de mortos no país ao longo da última década.

Na quinta-feira, um homem fez-se explodir numa mesquita, provocando a morte a 11 xiitas, incluindo seis crianças.

Lusa

  • Incêndio lavra na Serra da Estrela
    1:44
  • Ribeira de Pena passa noite em claro
    1:32

    País

    Em Vila Real, as chamas levaram ontem ao corte da A7, no troço entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe. Foi uma noite em claro, com vários focos de incêndio.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38