sicnot

Perfil

Mundo

Presidente sul-africano revoga aumento de matrículas após protestos estudantis

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, revogou hoje o aumento do preço das matrículas na universidade para 2016, depois de vários dias de protestos estudantis que paralisaram o ensino superior em todo o país.

© Stringer Shanghai / Reuters

"Chegámos a acordo para que não haja qualquer aumento das matrículas em 2016", disse Zuma após uma reunião com dirigentes do movimento estudantil de contestação, numa declaração transmitida pela televisão.

A reunião decorreu na sede do governo, frente à qual se realizava um protesto de estudantes, e Zuma previa falar aos manifestantes, mas a situação degenerou em confrontos com a polícia, que dispersou os estudantes com granadas de atordoamento e gás lacrimogéneo.

"Vamos continuar a discutir os problemas mais amplos das matrículas. Foram levantados vários problemas, que devem ser acompanhados, como a educação gratuita, a independência das universidades e o racismo", disse o presidente.

As manifestações estudantis começaram na semana passada em Joanesburgo, estendendo-se a todo o país, depois do anúncio de um aumento de mais de 10% do preço das matrículas que, segundo os estudantes, vai impedir o acesso dos mais pobres ao ensino superior.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.