sicnot

Perfil

Mundo

Querido, mudei a estátua

Lenine já não é o que era. Pelo menos em Odessa, na Ucrânia. A estátua do símbolo da revolução russa de 1917 foi transformado em Comandante Supremo do Exército Imperial porque o governo quer "apagar" as lembranças da era comunista no país. Só falta mesmo dizer que é a direita que está no poder.

dumskaya.net Depois (estátua de Lenine transformada em Darth Vader)

dumskaya.net Depois (estátua de Lenine transformada em Darth Vader)

Antes(Estátua de Lenine)

Antes(Estátua de Lenine)

A cidade de Odessa, na Ucrânia, acordou hoje com uma estátua do "outro mundo".

O lugar, anos a fio, ocupado por Vladimir Lenine foi agora entregue a Darth Vader. A ideia partiu do Partido da Internet e foi aceite pelo governo ucraniano.

Além de ser numa sátira política serve para trazer internet gratuita a esta praça da cidade, já que a armadura de Vader foi transformada em router Wi-Fi. Uma espécie de dois em um.

Conta a agência de notícias russa TASS que os moradores decidiram que "estava na hora de mudar de heróis" e Alexander Milov, escultor, levou o pedido à letra.

Porquê Darth Vader? A reposta é simples. O Comandante Supremo do Exército Imperial foi um dos candidatos às presidenciais da Ucrânia. Não conseguiu um lugar sentado no Palácio de Mariyinsky (palácio presidencial da Ucrânia), já que a sua candidatura foi rejeitada pela comissão eleitoral, conquistou agora um lugar em pé numa praça em Odessa.

A ideia foi bem recebida pelo governo, de direita, eleito há cerca de um ano. Vem dar continuidade a uma lei, aprovada há meses, que pretende apagar as lembranças da era comunista. De tal forma que, atualmente na Ucrânia, usar símbolos, cantar músicas e se associar ao universo simbólico da antiga URSS é considerado um crime grave.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.