sicnot

Perfil

Mundo

Querido, mudei a estátua

Lenine já não é o que era. Pelo menos em Odessa, na Ucrânia. A estátua do símbolo da revolução russa de 1917 foi transformado em Comandante Supremo do Exército Imperial porque o governo quer "apagar" as lembranças da era comunista no país. Só falta mesmo dizer que é a direita que está no poder.

dumskaya.net Depois (estátua de Lenine transformada em Darth Vader)

dumskaya.net Depois (estátua de Lenine transformada em Darth Vader)

Antes(Estátua de Lenine)

Antes(Estátua de Lenine)

A cidade de Odessa, na Ucrânia, acordou hoje com uma estátua do "outro mundo".

O lugar, anos a fio, ocupado por Vladimir Lenine foi agora entregue a Darth Vader. A ideia partiu do Partido da Internet e foi aceite pelo governo ucraniano.

Além de ser numa sátira política serve para trazer internet gratuita a esta praça da cidade, já que a armadura de Vader foi transformada em router Wi-Fi. Uma espécie de dois em um.

Conta a agência de notícias russa TASS que os moradores decidiram que "estava na hora de mudar de heróis" e Alexander Milov, escultor, levou o pedido à letra.

Porquê Darth Vader? A reposta é simples. O Comandante Supremo do Exército Imperial foi um dos candidatos às presidenciais da Ucrânia. Não conseguiu um lugar sentado no Palácio de Mariyinsky (palácio presidencial da Ucrânia), já que a sua candidatura foi rejeitada pela comissão eleitoral, conquistou agora um lugar em pé numa praça em Odessa.

A ideia foi bem recebida pelo governo, de direita, eleito há cerca de um ano. Vem dar continuidade a uma lei, aprovada há meses, que pretende apagar as lembranças da era comunista. De tal forma que, atualmente na Ucrânia, usar símbolos, cantar músicas e se associar ao universo simbólico da antiga URSS é considerado um crime grave.

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.