sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry reúne-se hoje com rei da Jordânia e com Presidente palestiniano

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, tem hoje encontros com o rei da Jordânia, Adbullah II, e com o Presidente palestiniano Mahmud Abbas, para tentar acalmar o conflito entre palestinianos e israelitas.

HERBERT NEUBAUER/ EPA

Fontes governamentais jordanas e diplomáticas palestinianas adiantaram à agência de notícias EFE que o objetivo destas reuniões é tentar acalmar o que parece "uma revolta palestiniana" pelas intenções de Israel em mudar o 'status quo'" em relação ao complexo da Mesquita al-Aqsa, terceiro lugar sagrado para o islão e o primeiro para o judaísmo.

As autoridades de Israel levantaram na sexta-feira as restrições de idade à entrada na Esplanada das Mesquitas, na origem da recente escalada da violência.

O local tem sido historicamente um foco de tensão e, nas últimas semanas, deu origem a uma escalada da violência depois de as autoridades israelitas, por ocasião da celebração de um feriado judaico, terem proibido a entrada no complexo aos homens muçulmanos menores de 50 anos.

O levantamento da restrição foi visto por observadores como um gesto de apaziguamento do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, depois da reunião que manteve na quinta-feira com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.