sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry reúne-se hoje com rei da Jordânia e com Presidente palestiniano

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, tem hoje encontros com o rei da Jordânia, Adbullah II, e com o Presidente palestiniano Mahmud Abbas, para tentar acalmar o conflito entre palestinianos e israelitas.

HERBERT NEUBAUER/ EPA

Fontes governamentais jordanas e diplomáticas palestinianas adiantaram à agência de notícias EFE que o objetivo destas reuniões é tentar acalmar o que parece "uma revolta palestiniana" pelas intenções de Israel em mudar o 'status quo'" em relação ao complexo da Mesquita al-Aqsa, terceiro lugar sagrado para o islão e o primeiro para o judaísmo.

As autoridades de Israel levantaram na sexta-feira as restrições de idade à entrada na Esplanada das Mesquitas, na origem da recente escalada da violência.

O local tem sido historicamente um foco de tensão e, nas últimas semanas, deu origem a uma escalada da violência depois de as autoridades israelitas, por ocasião da celebração de um feriado judaico, terem proibido a entrada no complexo aos homens muçulmanos menores de 50 anos.

O levantamento da restrição foi visto por observadores como um gesto de apaziguamento do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, depois da reunião que manteve na quinta-feira com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.