sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry reúne-se hoje com rei da Jordânia e com Presidente palestiniano

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, tem hoje encontros com o rei da Jordânia, Adbullah II, e com o Presidente palestiniano Mahmud Abbas, para tentar acalmar o conflito entre palestinianos e israelitas.

HERBERT NEUBAUER/ EPA

Fontes governamentais jordanas e diplomáticas palestinianas adiantaram à agência de notícias EFE que o objetivo destas reuniões é tentar acalmar o que parece "uma revolta palestiniana" pelas intenções de Israel em mudar o 'status quo'" em relação ao complexo da Mesquita al-Aqsa, terceiro lugar sagrado para o islão e o primeiro para o judaísmo.

As autoridades de Israel levantaram na sexta-feira as restrições de idade à entrada na Esplanada das Mesquitas, na origem da recente escalada da violência.

O local tem sido historicamente um foco de tensão e, nas últimas semanas, deu origem a uma escalada da violência depois de as autoridades israelitas, por ocasião da celebração de um feriado judaico, terem proibido a entrada no complexo aos homens muçulmanos menores de 50 anos.

O levantamento da restrição foi visto por observadores como um gesto de apaziguamento do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, depois da reunião que manteve na quinta-feira com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.