sicnot

Perfil

Mundo

Eleições gerais na Polónia realizam-se hoje

Os colégios eleitorais da Polónia abriram hoje, pelas 7:00 (6:00 em Lisboa) para dar início às eleições gerais, que podem dar o poder à oposição conservadora e pôr fim a oito anos de Governo dos liberais.

© Kacper Pempel / Reuters

Mais de 25.000 centros eleitorais estão preparados para o dia de votação, mantendo-se abertos até às 21:00 (20:00 em Lisboa).

As últimas sondagens deram vitória à principal força da oposição, o partido nacionalista conservador Lei e Justiça, com 32% das intenções de voto.

A candidata deste partido é a antropóloga de 52 anos Beata Szydlo, que defende a importância dos valores católicos e patrióticos, propõe uma redistribuição da riqueza para beneficiar as classes trabalhadoras e manifesta-se relutante em aceitar todas as diretrizes que chegam de Bruxelas.

O segundo partido mais votado seria, de acordo com a sondagem mais recente, o Plataforma Cívica, de centro-direita, com 20% das intenções de voto.

Este resultado deixaria os liberais europeístas de fora do poder pela primeira vez em oito anos.

Os resultados definitivos devem ser conhecidos na segunda-feira.

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.