sicnot

Perfil

Mundo

Eleições gerais na Polónia realizam-se hoje

Os colégios eleitorais da Polónia abriram hoje, pelas 7:00 (6:00 em Lisboa) para dar início às eleições gerais, que podem dar o poder à oposição conservadora e pôr fim a oito anos de Governo dos liberais.

© Kacper Pempel / Reuters

Mais de 25.000 centros eleitorais estão preparados para o dia de votação, mantendo-se abertos até às 21:00 (20:00 em Lisboa).

As últimas sondagens deram vitória à principal força da oposição, o partido nacionalista conservador Lei e Justiça, com 32% das intenções de voto.

A candidata deste partido é a antropóloga de 52 anos Beata Szydlo, que defende a importância dos valores católicos e patrióticos, propõe uma redistribuição da riqueza para beneficiar as classes trabalhadoras e manifesta-se relutante em aceitar todas as diretrizes que chegam de Bruxelas.

O segundo partido mais votado seria, de acordo com a sondagem mais recente, o Plataforma Cívica, de centro-direita, com 20% das intenções de voto.

Este resultado deixaria os liberais europeístas de fora do poder pela primeira vez em oito anos.

Os resultados definitivos devem ser conhecidos na segunda-feira.

Lusa

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.