sicnot

Perfil

Mundo

Consumo de charcutaria é cancerígeno, carne vermelha "provavelmente" também

Os alimentos de charcutaria são cancerígeno e a carne vermelha "provavelmente" também o é, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Alheiras portuguesas

Alheiras portuguesas

Preparados de carne de porco, salgados e fumados, como presunto e enchidos, são responsáveis pelo cancro do intestino. A carne vermelha "provavelmente" também provoca esta doença. A conclusão é do Centro Internacional de Investigação sobre o Cancro, agência da OMS.

"Estes resultados confirmam as recomendações de saúde pública já feitas para limitar o consumo de carne", disse o diretor desta agência,Christopher Wild, citado pela AFP. A carne de porco está incluída no grupo das carnes vermelhas tal como a vaca, a vitela, o cordeiro, o cavalo e a cabra.

Os alimentos de charcutaria - e outras carnes processadas - estão agora incluídos no grupo dos agentes que causam cancro, como o tabaco ou o amianto.

Segundo as últimas estimativas do Projeto Fardo Mundial da Doença, 34 mil mortes por cancro por ano no mundo são atribuídas a uma alimentação rica em produtos de charcutaria, um milhão de mortes ao tabaco e 600 mil devido ao álcool.

A agência da OMS para o cancro consultou mais de 800 estudos para determinar que as carnes preparadas se incluem no Grupo 1 - "Agentes cancerígenos para o homem". A carne vermelha está no Grupo 2A - "Agentes provavelmente cancerígenos para o homem".

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.