sicnot

Perfil

Mundo

Consumo de charcutaria é cancerígeno, carne vermelha "provavelmente" também

Os alimentos de charcutaria são cancerígeno e a carne vermelha "provavelmente" também o é, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Alheiras portuguesas

Alheiras portuguesas

Preparados de carne de porco, salgados e fumados, como presunto e enchidos, são responsáveis pelo cancro do intestino. A carne vermelha "provavelmente" também provoca esta doença. A conclusão é do Centro Internacional de Investigação sobre o Cancro, agência da OMS.

"Estes resultados confirmam as recomendações de saúde pública já feitas para limitar o consumo de carne", disse o diretor desta agência,Christopher Wild, citado pela AFP. A carne de porco está incluída no grupo das carnes vermelhas tal como a vaca, a vitela, o cordeiro, o cavalo e a cabra.

Os alimentos de charcutaria - e outras carnes processadas - estão agora incluídos no grupo dos agentes que causam cancro, como o tabaco ou o amianto.

Segundo as últimas estimativas do Projeto Fardo Mundial da Doença, 34 mil mortes por cancro por ano no mundo são atribuídas a uma alimentação rica em produtos de charcutaria, um milhão de mortes ao tabaco e 600 mil devido ao álcool.

A agência da OMS para o cancro consultou mais de 800 estudos para determinar que as carnes preparadas se incluem no Grupo 1 - "Agentes cancerígenos para o homem". A carne vermelha está no Grupo 2A - "Agentes provavelmente cancerígenos para o homem".

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.