sicnot

Perfil

Mundo

Existe preto mais preto que o preto

Os cientistas criaram o material mais preto de sempre, tão escuro que absorve quase toda a luz que sobre ele incide. Este material super-preto poderá ser útil para o desenvolvimento de painéis solares mais eficientes ou alterar completamente a forma como são fabricados.

O novo material absorve 99% da luz em todos os ângulos, mais 26% que os nanotubos de carbono, o material mais escuro que se conhece.

O ideal para a absorção de energia seria um material negro que "absorvesse radiação em todos os ângulos e polarizações", escrevem os investigadores no estudo publicado na revista Nature Nanotechnology. Um objetivo praticamente impossível, mas que os cientistas não colocam de lado.

Segundo relata o jornal inglês The Independent, as pessoas que já olharam para este material "preto mais preto que o preto" dizem que é estranho por que é tão escuro que o olho humano não consegue compreender plenamente, vêm um interminável abismo.

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07