sicnot

Perfil

Mundo

Forte sismo sacode Ásia, mais de 60 mortos

Pelo menos 60 pessoas morreram e há mais de 150 feridos na sequência de um forte sismo hoje sentido no Afeganistão, Paquistão e norte da Índia. O balanço das vítimas tem sido constantemente atualizado. O instituto sismológico norte-americano, reviu a magnitude para 7,5 na escala de Richter.

Pessoas na rua após o abalo de hoje, em Srinigar, Índia.

Pessoas na rua após o abalo de hoje, em Srinigar, Índia.

© Danish Ismail / Reuters

O epicentro do sismo foi registado a 256km a nordeste de Cabul, a capital afegã

O epicentro do sismo foi registado a 256km a nordeste de Cabul, a capital afegã

O norte-americano USGS tinha inicialmente reportado uma magnitude de 7,7. O abalo foi registado às 13:39 locais (9:09 em Lisboa) com epicentro a 196 quilómetros de profundidade no nordeste do Afeganistão, numa área remota das montanhas Hindu Kush, uma cordilheira no Afeganistão e Paquistão Ocidental.

De acordo com a France Press, há 45 mortos confirmados no Paquistão, segundo o último balanço das autoridades. Na cidade de Peshawar, pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, na sequência do desabamento de um edifício.

No Afeganistão, fonte do hospital de Nangahar relata a existência de cinco mortos e 55 feridos, segundo a Reuters. Na cidade de Taloqanwhile, 12 crianças morreram numa debandada, quando tentavam sair da escola.

As agência notíciosas adiantam que o sismo fez sair para a rua as populações de várias cidades do Paquistão e do norte da Índia, incluindo Nova Deli, onde os edifícios foram sacudidos pelo tremor de terra durante mais de um minuto. Na capital indiana, a circulação do metro foi interrompida temporariamente.

Em Cabul, a capital do Afeganistão, não há eletricidade em algumas áreas da cidade.

Na zona de Lahore, no Paquistão, as linhas telefónicas estão desligadas.

  • Mais de 160 mortos após sismo na Ásia
    2:03

    Mundo

    O número de mortos do violento sismo de 7,5 que sacudiu hoje o sul da Ásia não para de aumentar. As autoridades adiantam mais de 160 mortos no Paquistão e no Afeganistão. O abalo foi sentido também na Índia.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".