sicnot

Perfil

Mundo

Papa condena xenofobia e discriminação contra ciganos

Papa condena xenofobia e discriminação contra ciganos

O Papa Francisco condenou hoje a xenofobia e a discriminação contra os ciganos na Europa. O líder da Igreja Católica recebeu em audiência, no Vaticano, alguns milhares de representantes das comunidades ciganas como forma de assinalar os 50 anos da primeira visita de um papa a um campo internacional cigano.

O Papa diz que está na altura de acabar com o preconceito para com estas comunidades e lembrou que muitos vivem em condições precárias. Francisco defendeu que os ciganos têm o direito à sua cultura, mas que também têm de respeitar e obedecer às leis dos países em que se encontram. Apelou ainda aos líderes destas comunidades para que deixem as crianças ciganas irem à escola.

  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.