sicnot

Perfil

Mundo

Papa condena xenofobia e discriminação contra ciganos

Papa condena xenofobia e discriminação contra ciganos

O Papa Francisco condenou hoje a xenofobia e a discriminação contra os ciganos na Europa. O líder da Igreja Católica recebeu em audiência, no Vaticano, alguns milhares de representantes das comunidades ciganas como forma de assinalar os 50 anos da primeira visita de um papa a um campo internacional cigano.

O Papa diz que está na altura de acabar com o preconceito para com estas comunidades e lembrou que muitos vivem em condições precárias. Francisco defendeu que os ciganos têm o direito à sua cultura, mas que também têm de respeitar e obedecer às leis dos países em que se encontram. Apelou ainda aos líderes destas comunidades para que deixem as crianças ciganas irem à escola.

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19