sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 24 mortos em explosão e combates na periferia de Alepo

Pelo menos 24 pessoas morreram esta madrugada na sequência de uma explosão e durante combates nos subúrbios da cidade de Alepo, no norte da Síria, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

(arquivo)

(arquivo)

Das vítimas, 14 são membros das Forças de Defesa Nacional (milícias civis pró-governamentais), que perderam a vida numa explosão de origem desconhecida na estrada da localidade Al Ramusa, a sudoeste de Alepo.

Os restantes dez são combatentes de fações rebeldes, que se envolveram em confrontos com os efetivos do regime nas imediações.

Na sequência desses confrontos, as autoridades sírias recuperaram o controlo de uma fábrica de cimento perto de Al Ramusa.

Em paralelo, prosseguem os enfrentamentos entre as forças do regime e o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na estrada entre as povoações de Janasir-Azariye, a sudeste de Alepo, e as proximidades do aeroporto militar de Kueires, cercado por 'jihadistas'.

A aviação síria bombardeou hoje as imediações de Kueires, onde se encontram encurralados, há meses, efetivos governamentais.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes