sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 238 número de mortos em sismo que atingiu Afeganistão e Paquistão

O número de mortos devido ao forte sismo que hoje abalou o Afeganistão e o Paquistão subiu para pelo menos 238, segundo um novo balanço das autoridades locais.

© Hazrat Bacha / Reuters

O anterior balanço dava conta de pelo menos 160 mortos e mais de mil feridos nos dois países.

No Paquistão, as autoridades locais atualizaram o número de vítimas, indicando que pelo menos 154 pessoas terão morrido e mais de mil terão ficado feridas na sequência do forte sismo de magnitude 7,5 na escala aberta de Richter.

Do lado do Afeganistão, o mais recente balanço indicou a existência de pelo menos 84 mortos.

As autoridades afegãs admitem, no entanto, que este número deverá aumentar quando conseguirem recuperar a comunicação com as zonas mais isoladas daquele país.

"Algumas redes de comunicações móveis estão danificadas e estamos a tentar descobrir como podemos contactar com as províncias com as quais não conseguimos estabelecer, até agora, contacto", afirmou o chefe do governo afegão, Abdullah Abdullah, durante uma reunião de emergência do executivo.

Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do sismo situou-se em Jurm, nas montanhas da província de Badakhshan, no extremo nordeste do Afeganistão, a uma profundidade de 213,5 quilómetros.

O abalo durou pelo menos um minuto e foi sentida pelo menos uma réplica pouco depois de magnitude 4,8, segundo o USGS.

O forte sismo foi sentido no Afeganistão, Paquistão e Índia.

Lusa

  • Mais de 160 mortos após sismo na Ásia
    2:03

    Mundo

    O número de mortos do violento sismo de 7,5 que sacudiu hoje o sul da Ásia não para de aumentar. As autoridades adiantam mais de 160 mortos no Paquistão e no Afeganistão. O abalo foi sentido também na Índia.

  • Forte sismo sacode Ásia, mais de 60 mortos

    Mundo

    Pelo menos 60 pessoas morreram e há mais de 150 feridos na sequência de um forte sismo hoje sentido no Afeganistão, Paquistão e norte da Índia. O balanço das vítimas tem sido constantemente atualizado. O instituto sismológico norte-americano, reviu a magnitude para 7,5 na escala de Richter.

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".