sicnot

Perfil

Mundo

Ministro do Interior de Cuba demite-se por motivos de saúde

O ministro do Interior de Cuba, o general Abelardo Colomé, demitiu-se por motivos de saúde, ao fim de 26 anos no cargo e depois de ter sido um dos fundadores dos serviços de informação do país, anunciou o governo.

© POOL New / Reuters

O Conselho de Estado, órgão supremo do executivo cubano, "decidiu aceitar a demissão apresentada pelo general Abelardo Colomé Ibarra, herói da República de Cuba, da sua condição de membro do Conselho de Estado e da sua função de ministro do Interior, bem como a sua inscrição no serviço militar de reserva", indica um comunicado oficial lido na televisão na noite de segunda-feira.

"Quando sentiu que a sua saúde limitava o cumprimento das suas importantes responsabilidades, ele não hesitou em demitir-se, demonstrando a sua confiança no futuro da revolução cubana e do socialismo", acrescenta a mesma nota.

A possibilidade de Colomé, de 76 anos, um dos colaboradores mais próximos do Presidente Raúl Castro, se retirar por motivos de saúde vinha a ser avançada há vários meses.

Para o substituir, o Conselho de Estado nomeou o general Carlos Fernández Gondín, de 77 anos, que era até á data vice-ministro do Interior.

Lusa

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54