sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento Europeu suspende e multa dois eurodeputados por apologia nazi

O Parlamento Europeu (PE) ratificou hoje uma multa e uma suspensão de dez dias de atividade parlamentar a um eurodeputado italiano e outro polaco por apologia do nazismo, nomeadamente por terem feito a saudação nazi na sessão plenária.

O eurodeputado italiano Gianluca Buonanno usou no plenário uma máscara com a cara da chanceler alemã.

O eurodeputado italiano Gianluca Buonanno usou no plenário uma máscara com a cara da chanceler alemã.

© Vincent Kessler / Reuters

As sanções contra o italiano Gianluca Buonanno e o polaco Janusz Korwin-Mikke tinham já sido decididas no dia 14 e foram hoje ratificadas pela Mesa do PE, composta pelo presidente, Martin Schulz, e os 14 vice-presidentes.

A suspensão de atividade parlamentar por dez dias consecutivos não inclui o direito a votar em plenário e os eurodeputados têm ainda que pagar uma multa de 3.060 euros.

O eurodeputado polaco fez a saudação nazi na plenária de julho em protesto contra uma proposta de bilhete de transporte europeu e em setembro referiu-se aos migrantes como "lixo humano".

Já o italiano decidiu, no dia 6 de setembro, usar uma máscara com a cara da chanceler alemã, Angela Merkel. Fez também a saudação nazi no plenário.

Lusa

  • Alianças do PS marcam discursos no Congresso do PS
    2:51
  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.

  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57