sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento Europeu suspende e multa dois eurodeputados por apologia nazi

O Parlamento Europeu (PE) ratificou hoje uma multa e uma suspensão de dez dias de atividade parlamentar a um eurodeputado italiano e outro polaco por apologia do nazismo, nomeadamente por terem feito a saudação nazi na sessão plenária.

O eurodeputado italiano Gianluca Buonanno usou no plenário uma máscara com a cara da chanceler alemã.

O eurodeputado italiano Gianluca Buonanno usou no plenário uma máscara com a cara da chanceler alemã.

© Vincent Kessler / Reuters

As sanções contra o italiano Gianluca Buonanno e o polaco Janusz Korwin-Mikke tinham já sido decididas no dia 14 e foram hoje ratificadas pela Mesa do PE, composta pelo presidente, Martin Schulz, e os 14 vice-presidentes.

A suspensão de atividade parlamentar por dez dias consecutivos não inclui o direito a votar em plenário e os eurodeputados têm ainda que pagar uma multa de 3.060 euros.

O eurodeputado polaco fez a saudação nazi na plenária de julho em protesto contra uma proposta de bilhete de transporte europeu e em setembro referiu-se aos migrantes como "lixo humano".

Já o italiano decidiu, no dia 6 de setembro, usar uma máscara com a cara da chanceler alemã, Angela Merkel. Fez também a saudação nazi no plenário.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.