sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 80 líderes mundiais participam na cimeira de Paris sobre clima

Pelo menos 80 líderes mundiais, incluindo os presidentes norte-americano e chinês e o primeiro-ministro indiano, participam em dezembro, em Paris, na cimeira destinada a alcançar um acordo sobre o clima, indicou hoje o chefe da diplomacia francês.

© Jonathan Ernst / Reuters

Para o dia da abertura, 30 de novembro, "já recebemos 80 confirmações, entre as quais as dos Presidentes dos Estados Unidos [Barack Obama] e da China [Xi Jinping] e do primeiro-ministro indiano [Narendra Modi]", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, à imprensa, em Paris.

Os líderes do Reino Unido, Alemanha, África do Sul, Brasil e Canadá também aceitaram o convite, acrescentou.

A anterior tentativa para selar um acordo climático global, em 2009, levou cerca de 110 chefes de Estado e de Governo a estarem presentes nos últimos dois dias de uma cimeira da ONU em Copenhaga, que abandonaram com frustração quando as negociações fracassaram.

"Juntamente com o Presidente, François Hollande, decidimos convidar os chefes de Estado a estarem presentes no primeiro dia, e não no fim, como em Copenhaga", disse Fabius.

Foi essa, parcialmente, a razão do fracasso, sustentou, "já que os negociadores estavam à espera de que os chefes de Estado negociassem, e eles não conseguiram resolver nada".

Desta vez, "a ideia é dar um impulso político ao início" da conferência.

Lusa

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.