sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 80 líderes mundiais participam na cimeira de Paris sobre clima

Pelo menos 80 líderes mundiais, incluindo os presidentes norte-americano e chinês e o primeiro-ministro indiano, participam em dezembro, em Paris, na cimeira destinada a alcançar um acordo sobre o clima, indicou hoje o chefe da diplomacia francês.

© Jonathan Ernst / Reuters

Para o dia da abertura, 30 de novembro, "já recebemos 80 confirmações, entre as quais as dos Presidentes dos Estados Unidos [Barack Obama] e da China [Xi Jinping] e do primeiro-ministro indiano [Narendra Modi]", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, à imprensa, em Paris.

Os líderes do Reino Unido, Alemanha, África do Sul, Brasil e Canadá também aceitaram o convite, acrescentou.

A anterior tentativa para selar um acordo climático global, em 2009, levou cerca de 110 chefes de Estado e de Governo a estarem presentes nos últimos dois dias de uma cimeira da ONU em Copenhaga, que abandonaram com frustração quando as negociações fracassaram.

"Juntamente com o Presidente, François Hollande, decidimos convidar os chefes de Estado a estarem presentes no primeiro dia, e não no fim, como em Copenhaga", disse Fabius.

Foi essa, parcialmente, a razão do fracasso, sustentou, "já que os negociadores estavam à espera de que os chefes de Estado negociassem, e eles não conseguiram resolver nada".

Desta vez, "a ideia é dar um impulso político ao início" da conferência.

Lusa

  • FC Porto tenta recolocar-se cinco pontos à frente do Benfica
    2:13
  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39