sicnot

Perfil

Mundo

110 escolas destruídas na província paquistanesa mais afetada por sismo

Pelo menos 110 escolas desmoronaram e outras 603 ficaram gravemente danificadas na província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwa deviso ao sismo de segunda-feira, com epicentro no Afeganistão, que fez 363 mortos em ambos os países, segundo um novo balanço.

© Hazrat Bacha / Reuters

A Comissão Nacional para o Desenvolvimento Humano paquistanesa informou que o distrito mais afetado da província, fronteiriça com o Afeganistão, é Dir, com 47 escolas destruídas e 295 gravemente danificadas, noticia hoje o jornal local The Express Tribune.

Segundo o mais recente balanço da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, na província, onde além de 202 mortos foram registados 1.486 feridos, devido ao terramoto de magnitude 7,5 de segunda-feira, 3.952 casas sofreram danos, de um total de 4.392 em todo o país.

As operações de resgate prosseguem em Khyber Pakhtunkhwa, assim como a distribuição de ajuda aos afetados pelo sismo, que no Paquistão fez pelo menos 248 mortos e mais 115 no Afeganistão.

Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial, o epicentro foi localizado em Jurm, nas montanhas da província de Badakhshan, no extremo nordeste do Afeganistão, zona pouco povoada, a uma profundidade de 213,5 quilómetros.

O abalo durou pelo menos um minuto e foi registada pelo menos uma réplica pouco depois de magnitude 4,8, segundo o USGS.

O terramoto, também sentido na Índia, foi o de maior magnitude a atingir a zona do sul Ásia, de elevada atividade sísmica, desde que, em abril passado, um sismo de 7,8 na escala de Richter sacudiu o Nepal e provocou quase 9.000 mortos.

Lusa

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC