sicnot

Perfil

Mundo

110 escolas destruídas na província paquistanesa mais afetada por sismo

Pelo menos 110 escolas desmoronaram e outras 603 ficaram gravemente danificadas na província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwa deviso ao sismo de segunda-feira, com epicentro no Afeganistão, que fez 363 mortos em ambos os países, segundo um novo balanço.

© Hazrat Bacha / Reuters

A Comissão Nacional para o Desenvolvimento Humano paquistanesa informou que o distrito mais afetado da província, fronteiriça com o Afeganistão, é Dir, com 47 escolas destruídas e 295 gravemente danificadas, noticia hoje o jornal local The Express Tribune.

Segundo o mais recente balanço da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, na província, onde além de 202 mortos foram registados 1.486 feridos, devido ao terramoto de magnitude 7,5 de segunda-feira, 3.952 casas sofreram danos, de um total de 4.392 em todo o país.

As operações de resgate prosseguem em Khyber Pakhtunkhwa, assim como a distribuição de ajuda aos afetados pelo sismo, que no Paquistão fez pelo menos 248 mortos e mais 115 no Afeganistão.

Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial, o epicentro foi localizado em Jurm, nas montanhas da província de Badakhshan, no extremo nordeste do Afeganistão, zona pouco povoada, a uma profundidade de 213,5 quilómetros.

O abalo durou pelo menos um minuto e foi registada pelo menos uma réplica pouco depois de magnitude 4,8, segundo o USGS.

O terramoto, também sentido na Índia, foi o de maior magnitude a atingir a zona do sul Ásia, de elevada atividade sísmica, desde que, em abril passado, um sismo de 7,8 na escala de Richter sacudiu o Nepal e provocou quase 9.000 mortos.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.