sicnot

Perfil

Mundo

China e EUA iniciam nova ronda de negociações para acordo de investimento bilateral

A China e os Estados Unidos da América iniciaram a 22.ª ronda de negociações para impulsionar o tratado de investimento bilateral (BIT, na sigla em inglês), anunciou hoje o Ministério do Comércio do país asiático.

© Kevin Lamarque / Reuters

"Em virtude do importante consenso alcançado entre os líderes de ambos os países, as duas partes irão impulsionar de forma vigorosa as negociações do BIT e acelerarão o processo para alcançar um acordo mutuamente benéfico", assinalou em comunicado.

As negociações, que têm lugar em Qingdao, na província oriental de Shandong, arrancaram em 2008 e estão "quase concluídas", segundo afirmou em março passado o ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng.

Caso se confirme, o acordo poderá estimular o investimento e o mercado laborar em ambos os países.

O anúncio surge um dia após os EUA terem enviado um navio de guerra para águas territoriais do disputado arquipélago das Spratly, no Mar do Sul da China, cuja soberania é reivindicada por Pequim, amplificando as tensões na região.

Lusa

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".