sicnot

Perfil

Mundo

China e EUA iniciam nova ronda de negociações para acordo de investimento bilateral

A China e os Estados Unidos da América iniciaram a 22.ª ronda de negociações para impulsionar o tratado de investimento bilateral (BIT, na sigla em inglês), anunciou hoje o Ministério do Comércio do país asiático.

© Kevin Lamarque / Reuters

"Em virtude do importante consenso alcançado entre os líderes de ambos os países, as duas partes irão impulsionar de forma vigorosa as negociações do BIT e acelerarão o processo para alcançar um acordo mutuamente benéfico", assinalou em comunicado.

As negociações, que têm lugar em Qingdao, na província oriental de Shandong, arrancaram em 2008 e estão "quase concluídas", segundo afirmou em março passado o ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng.

Caso se confirme, o acordo poderá estimular o investimento e o mercado laborar em ambos os países.

O anúncio surge um dia após os EUA terem enviado um navio de guerra para águas territoriais do disputado arquipélago das Spratly, no Mar do Sul da China, cuja soberania é reivindicada por Pequim, amplificando as tensões na região.

Lusa

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Grécia e Macedónia assinam acordo histórico
    2:02

    Mundo

    A Grécia e a Macedónia assinaram um acordo histórico para mudar o nome da antiga República Jugoslava para República da Macedónia do Norte. Em causa está um problema diplomático entre os dois países que dificultou os planos da Macedónia em aderir à União Europeia e às Nações Unidas.