sicnot

Perfil

Mundo

China e EUA iniciam nova ronda de negociações para acordo de investimento bilateral

A China e os Estados Unidos da América iniciaram a 22.ª ronda de negociações para impulsionar o tratado de investimento bilateral (BIT, na sigla em inglês), anunciou hoje o Ministério do Comércio do país asiático.

© Kevin Lamarque / Reuters

"Em virtude do importante consenso alcançado entre os líderes de ambos os países, as duas partes irão impulsionar de forma vigorosa as negociações do BIT e acelerarão o processo para alcançar um acordo mutuamente benéfico", assinalou em comunicado.

As negociações, que têm lugar em Qingdao, na província oriental de Shandong, arrancaram em 2008 e estão "quase concluídas", segundo afirmou em março passado o ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng.

Caso se confirme, o acordo poderá estimular o investimento e o mercado laborar em ambos os países.

O anúncio surge um dia após os EUA terem enviado um navio de guerra para águas territoriais do disputado arquipélago das Spratly, no Mar do Sul da China, cuja soberania é reivindicada por Pequim, amplificando as tensões na região.

Lusa

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.