sicnot

Perfil

Mundo

China e EUA iniciam nova ronda de negociações para acordo de investimento bilateral

A China e os Estados Unidos da América iniciaram a 22.ª ronda de negociações para impulsionar o tratado de investimento bilateral (BIT, na sigla em inglês), anunciou hoje o Ministério do Comércio do país asiático.

© Kevin Lamarque / Reuters

"Em virtude do importante consenso alcançado entre os líderes de ambos os países, as duas partes irão impulsionar de forma vigorosa as negociações do BIT e acelerarão o processo para alcançar um acordo mutuamente benéfico", assinalou em comunicado.

As negociações, que têm lugar em Qingdao, na província oriental de Shandong, arrancaram em 2008 e estão "quase concluídas", segundo afirmou em março passado o ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng.

Caso se confirme, o acordo poderá estimular o investimento e o mercado laborar em ambos os países.

O anúncio surge um dia após os EUA terem enviado um navio de guerra para águas territoriais do disputado arquipélago das Spratly, no Mar do Sul da China, cuja soberania é reivindicada por Pequim, amplificando as tensões na região.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51