sicnot

Perfil

Mundo

Maior produtor mundial de carne de porco considera relatório da OMS inumano

A empresa chinesa Shuanghui, a maior produtora de carne de porco do mundo, considerou "inumano" o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) segundo o qual a carne processada é cancerígena para os seres humanos.

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

"O relatório diz ter sido publicado para bem da saúde humana, mas na realidade é inumano", assinalou o subdiretor de 'marketing' da empresa, Liu Jintao, assegurando que "o processamento de carne é parte da civilização e não deve ser destruído com a etiqueta 'cancerígeno'".

A classificação feita pela Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC, na sigla em inglês) é "profundamente lamentável", acrescentou Liu, citado pelo jornal oficial China Daily.

O relatório refere que a ingestão diária de 50 gramas de carne processada - menos de duas fatias de bacon - aumenta em 18% a probabilidade de desenvolver cancro colorretal (também conhecido como cancro do intestino).

Segundo o mesmo documento da agência da Organização Mundial de Saúde, conhecido esta semana, a carne vermelha também é "provavelmente" cancerígena.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.