sicnot

Perfil

Mundo

Sonda Cassini fez aproximação histórica à lua gelada de Saturno

A sonda Cassini fez hoje uma aproximação histórica a Encelado, lua gelada de Saturno, ao posicionar-se a 49 quilómetros sobre a região polar sul, permitindo fornecer dados mais precisos sobre a sua composição, anunciou a NASA.

© NASA NASA / Reuters

Segundo a agência espacial norte-americana, a aproximação a Encelado não visa procurar vida, mas obter informação sobre a quantidade de atividade hidrotermal que ocorre na lua de Saturno e sobre o impacto desta química na capacidade do seu oceano para acolher formas de vida simples.

"A confirmação de hidrogénio molecular na nuvem [de partículas geladas que emanam do polo sul] seria uma linha independente de prova de que há atividade hidrotermal no oceano de Encelado", disse, citado pela agência Efe, um dos membros da missão, Hunter Waite, acrescentando que a quantidade de hidrogénio revelará a quantidade de atividade hidrotermal.

A sonda Cassini, que orbita Saturno desde 2004, é um projeto conjunto da NASA, da agência espacial europeia ESA e da congénere italiana ASI.

Em anteriores aproximações a Saturno, não tão próximas, a sonda detetou que Encelado tinha uma atividade geológica assinalável, incluindo uma nuvem de gelo, vapor de água e moléculas orgânicas que emanam da região polar sul.

Posteriormente, a missão concluiu que esta lua de Saturno tem um oceano e, provavelmente, atividade hidrotermal, o que significa que pode ter "os ingredientes necessários para permitir a vida simples".

Em 2010, a NASA decidiu prolongar a missão da sonda até 2017, permitindo aos cientistas estudar as alterações climáticas em Saturno e nas suas luas.

A Cassini continua, por isso, a observar os anéis do planeta, a sua magnetosfera e a sua estrutura interna.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.