sicnot

Perfil

Mundo

China vai comprar 100 Airbus A320

A China assinou hoje um contrato para comprar 100 Airbus A320, disse um porta-voz do fabricante europeu à agência AFP.

Fábrica da Airbus

Fábrica da Airbus

© Damir Sagolj / Reuters

A encomenda vale 9,7 mil milhões de dólares (8,1 mil milhões de euros), de acordo com a tabela de preços.

O acordo, assinado numa altura em que a chanceler alemã, Angela Merkel, se encontra de visita à China, também inclui a confirmação da opção por 30 aeronaves do tipo A330 previamente anunciada, indicou o mesmo responsável à agência noticiosa francesa.

A empresa -- que conta com uma linha de montagem no porto de Tianjin, no norte da China -- disputa com a norte-americana Boeing o domínio do mercado chinês.

Quando o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, visitou a sede da Airbus na cidade francesa de Toulouse em janeiro, um acordo para 75 aviões A330 foi anunciado, no valor de pelo menos 17 mil milhões de dólares (15,5 mil milhões de euros), segundo a tabela de preços.

Já aquando da visita aos Estados Unidos, no mês passado, do Presidente chinês, Xi Jinping, a Boeing, com sede em Seatle, anunciou uma compra recorde de 300 aeronaves avaliadas em cerca de 38 mil milhões de dólares (34,7 mil milhões de euros).

A China deverá adicionar 6.330 novos aviões, no valor de 950 mil milhões de dólares (868 mil milhões de euros), à sua frota comercial até 2034, indicou, em agosto, o fabricante aeronáutico norte-americano no seu relatório anual sobre as perspetivas no mercado da China.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.