sicnot

Perfil

Mundo

China vai comprar 100 Airbus A320

A China assinou hoje um contrato para comprar 100 Airbus A320, disse um porta-voz do fabricante europeu à agência AFP.

Fábrica da Airbus

Fábrica da Airbus

© Damir Sagolj / Reuters

A encomenda vale 9,7 mil milhões de dólares (8,1 mil milhões de euros), de acordo com a tabela de preços.

O acordo, assinado numa altura em que a chanceler alemã, Angela Merkel, se encontra de visita à China, também inclui a confirmação da opção por 30 aeronaves do tipo A330 previamente anunciada, indicou o mesmo responsável à agência noticiosa francesa.

A empresa -- que conta com uma linha de montagem no porto de Tianjin, no norte da China -- disputa com a norte-americana Boeing o domínio do mercado chinês.

Quando o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, visitou a sede da Airbus na cidade francesa de Toulouse em janeiro, um acordo para 75 aviões A330 foi anunciado, no valor de pelo menos 17 mil milhões de dólares (15,5 mil milhões de euros), segundo a tabela de preços.

Já aquando da visita aos Estados Unidos, no mês passado, do Presidente chinês, Xi Jinping, a Boeing, com sede em Seatle, anunciou uma compra recorde de 300 aeronaves avaliadas em cerca de 38 mil milhões de dólares (34,7 mil milhões de euros).

A China deverá adicionar 6.330 novos aviões, no valor de 950 mil milhões de dólares (868 mil milhões de euros), à sua frota comercial até 2034, indicou, em agosto, o fabricante aeronáutico norte-americano no seu relatório anual sobre as perspetivas no mercado da China.

Lusa

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.