sicnot

Perfil

Mundo

Israel pede à Ibéria punição de piloto que anunciou chegada à Palestina

Israel vai pedir à companhia aérea Iberia que puna o piloto que ao aterrar, esta quarta-feira, em Telavive anunciou a chegada à Palestina, indicaram hoje à agência Efe fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita.

(Arquivo)

(Arquivo)

Andres Kudacki/ AP

"O embaixador em Madrid vai escrever uma dura carta ao presidente da Ibéria em que vai pedir que se sancione o piloto", disse Emanuel Nahshon, porta-voz da diplomacia israelita à agência noticiosa espanhola.

O episódio ocorreu, presumivelmente, no voo 3316, procedente de Madrid, durante o qual o piloto, após a aterragem, deu as boas-vindas à Palestina em vez de a Telavive ou Israel.

Testemunhas citadas pelo jornal Yediot Aharonot indicaram que essa foi a mensagem em espanhol, mas que em inglês disse "bem-vindos a Telavive".

O caso, que foi divulgado pels redes sociais e hoje está na imprensa, indignou israelitas que seguiam a bordo e que entendiam espanhol, tendo alguns recriminado o piloto aquando do desembarque, segundo o mesmo diário.

Um porta-voz, aparentemente local, da transportadora aérea espanhola reconheceu que o comandante do avião cometeu um "erro" que foi "corrigido" no anúncio proferido em língua inglesa.

Segundo o Yediot, a empresa pediu desculpa, assegurou que seria aberta uma investigação e que o piloto não voltará a efetuar essa rota até que o episódio seja devidamente esclarecido.

Há uns meses, refere a Efe, um piloto da companhia aérea italiana Alitalia fez o mesmo anúncio antes de aterrar e foi retirado dessa rota.

Lusa

  • Passos explica porque se sentiu irritado com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o Presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas de que foi alvo.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.