sicnot

Perfil

Mundo

Israel pede à Ibéria punição de piloto que anunciou chegada à Palestina

Israel vai pedir à companhia aérea Iberia que puna o piloto que ao aterrar, esta quarta-feira, em Telavive anunciou a chegada à Palestina, indicaram hoje à agência Efe fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita.

(Arquivo)

(Arquivo)

Andres Kudacki/ AP

"O embaixador em Madrid vai escrever uma dura carta ao presidente da Ibéria em que vai pedir que se sancione o piloto", disse Emanuel Nahshon, porta-voz da diplomacia israelita à agência noticiosa espanhola.

O episódio ocorreu, presumivelmente, no voo 3316, procedente de Madrid, durante o qual o piloto, após a aterragem, deu as boas-vindas à Palestina em vez de a Telavive ou Israel.

Testemunhas citadas pelo jornal Yediot Aharonot indicaram que essa foi a mensagem em espanhol, mas que em inglês disse "bem-vindos a Telavive".

O caso, que foi divulgado pels redes sociais e hoje está na imprensa, indignou israelitas que seguiam a bordo e que entendiam espanhol, tendo alguns recriminado o piloto aquando do desembarque, segundo o mesmo diário.

Um porta-voz, aparentemente local, da transportadora aérea espanhola reconheceu que o comandante do avião cometeu um "erro" que foi "corrigido" no anúncio proferido em língua inglesa.

Segundo o Yediot, a empresa pediu desculpa, assegurou que seria aberta uma investigação e que o piloto não voltará a efetuar essa rota até que o episódio seja devidamente esclarecido.

Há uns meses, refere a Efe, um piloto da companhia aérea italiana Alitalia fez o mesmo anúncio antes de aterrar e foi retirado dessa rota.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51