sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 40 espécies de aves em "perigo crítico" de extinção

Mais de 40 espécies de aves encontram-se em "perigo crítico" de extinção no mundo, segundo a nova lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Abutre africano

Abutre africano

© Noor Khamis / Reuters

Segundo a lista de 2015 da UICN, seis das 11 espécies de abutres africanos são os que enfrentam um perigo real de extinção, bem como aves marinhas e limícolas.

"Felizmente, 23 espécies melhoraram o seu estado de conservação e passaram a uma categoria com menor risco de ameaça", refere em comunicado a organização.

Segundo o comunicado, em alguns casos a recuperação daquelas populações de aves ficou a dever-se ao resultado do êxito de programas de conservação.

A toutinegra das Seicheles e a gaivota de Audouin, em Espanha, são exemplos de populações que "aumentaram notavelmente", segundo o comunicado.

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.