sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 40 espécies de aves em "perigo crítico" de extinção

Mais de 40 espécies de aves encontram-se em "perigo crítico" de extinção no mundo, segundo a nova lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Abutre africano

Abutre africano

© Noor Khamis / Reuters

Segundo a lista de 2015 da UICN, seis das 11 espécies de abutres africanos são os que enfrentam um perigo real de extinção, bem como aves marinhas e limícolas.

"Felizmente, 23 espécies melhoraram o seu estado de conservação e passaram a uma categoria com menor risco de ameaça", refere em comunicado a organização.

Segundo o comunicado, em alguns casos a recuperação daquelas populações de aves ficou a dever-se ao resultado do êxito de programas de conservação.

A toutinegra das Seicheles e a gaivota de Audouin, em Espanha, são exemplos de populações que "aumentaram notavelmente", segundo o comunicado.

Lusa

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26