sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 40 espécies de aves em "perigo crítico" de extinção

Mais de 40 espécies de aves encontram-se em "perigo crítico" de extinção no mundo, segundo a nova lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Abutre africano

Abutre africano

© Noor Khamis / Reuters

Segundo a lista de 2015 da UICN, seis das 11 espécies de abutres africanos são os que enfrentam um perigo real de extinção, bem como aves marinhas e limícolas.

"Felizmente, 23 espécies melhoraram o seu estado de conservação e passaram a uma categoria com menor risco de ameaça", refere em comunicado a organização.

Segundo o comunicado, em alguns casos a recuperação daquelas populações de aves ficou a dever-se ao resultado do êxito de programas de conservação.

A toutinegra das Seicheles e a gaivota de Audouin, em Espanha, são exemplos de populações que "aumentaram notavelmente", segundo o comunicado.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.