sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 40 espécies de aves em "perigo crítico" de extinção

Mais de 40 espécies de aves encontram-se em "perigo crítico" de extinção no mundo, segundo a nova lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Abutre africano

Abutre africano

© Noor Khamis / Reuters

Segundo a lista de 2015 da UICN, seis das 11 espécies de abutres africanos são os que enfrentam um perigo real de extinção, bem como aves marinhas e limícolas.

"Felizmente, 23 espécies melhoraram o seu estado de conservação e passaram a uma categoria com menor risco de ameaça", refere em comunicado a organização.

Segundo o comunicado, em alguns casos a recuperação daquelas populações de aves ficou a dever-se ao resultado do êxito de programas de conservação.

A toutinegra das Seicheles e a gaivota de Audouin, em Espanha, são exemplos de populações que "aumentaram notavelmente", segundo o comunicado.

Lusa

  • Enfermeiros dizem que suplemento de 150 € não é suficiente para acordo
    0:57

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros diz que há um avanço nas negociações com o Governo. Esta terça-feira à tarde, uma delegação do Ministério das Finanças esteve numa reunião que decorreu no Ministério da Saúde. Apesar disso, o presidente do sindicato, José Azevedo, explicou à SIC que a proposta do executivo de pagar mais 150 euros aos enfermeiros especializados não é suficiente para chegarem a acordo.

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC