sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 40 espécies de aves em "perigo crítico" de extinção

Mais de 40 espécies de aves encontram-se em "perigo crítico" de extinção no mundo, segundo a nova lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Abutre africano

Abutre africano

© Noor Khamis / Reuters

Segundo a lista de 2015 da UICN, seis das 11 espécies de abutres africanos são os que enfrentam um perigo real de extinção, bem como aves marinhas e limícolas.

"Felizmente, 23 espécies melhoraram o seu estado de conservação e passaram a uma categoria com menor risco de ameaça", refere em comunicado a organização.

Segundo o comunicado, em alguns casos a recuperação daquelas populações de aves ficou a dever-se ao resultado do êxito de programas de conservação.

A toutinegra das Seicheles e a gaivota de Audouin, em Espanha, são exemplos de populações que "aumentaram notavelmente", segundo o comunicado.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.