sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento Europeu anuncia hoje vencedor do Prémio Sakharov

O Parlamento Europeu (PE) anuncia hoje, em Estrasburgo, o vencedor do Prémio Sakharov 2015, galardão que distingue anualmente a liberdade de pensamento.

© Yannis Behrakis / Reuters

Os três finalistas são a oposição democrática na Venezuela, o bloguer saudita Raif Badawi, e o opositor russo Boris Nemtsov, a título póstumo.

Hoje, a conferência de líderes do PE escolhe o vencedor do galardão, que será entregue também em Estrasburgo, no dia 16 de dezembro.

A Mesa da Unidade Democrática, que congrega a oposição e presos políticos na Venezuela, foi formada em 2008 para unir a oposição ao partido do então Presidente Hugo Chávez.

Políticos e estudantes que integram a Mesa foram entretanto condenados a penas de prisão por exercerem o seu direito à liberdade.

O bloguer saudita Raif Badawi, autor do site Free Saudi Liberals, foi sentenciado a dez anos de prisão, mil chibatadas e uma multa por insultar valores islâmicos.

O físico e opositor russo Boris Nemtsov foi assassinado em Moscovo, em fevereiro.

O Prémio Sakharov, no valor de 50 mil euros, foi entregue, em 2014 ao ginecologista congolês Denis Mukwege, especializado no tratamento de mulheres vítimas de violência em África.

Nelson Mandela e o dissidente soviético Anatoly Marchenko (a título póstumo) foram os primeiros galardoados, em 1988.

Em 1999, o galardão foi entregue a Xanana Gusmão (Timor-Leste) e, em 2001, ao bispo Zacarias Kamwenho (Angola).

Lusa

  • Fogo na Sertã alastrou aos concelhos de Mação e Proença-a-Nova
    2:37

    País

    Mais de 700 bombeiros combatem o incêndio que começou este domingo na Sertã e, durante a noite foi empurrado pelo vento para outros dois concelhos. As chamas atingiram as zonas de Mação e de Proença-a-Nova, onde os habitantes dizem que há várias casas destruídas pelo fogo. Esta manhã, chegaram dois aviões espanhóis para ajudar a controlar as chamas.

  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24
  • Governo reconhece seca severa no continente desde 30 de junho

    País

    O Governo reconheceu, hoje, a existência de uma situação de seca severa no território continental, desde 30 de junho, que consubstancia um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola, em despacho publicado hoje em Diário da República.

  • Pelo menos cinco feridos em ataque na cidade suíça de Schaffhausen

    Mundo

    Pelo menos cinco pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um ataque, na cidade suíça de Schaffhausen. De acordo com as autoridades, as vítimas foram atacadas por um homem armado com uma motosserra, que está a ser procurado pela polícia. As autoridades descartaram a hipótese de "ato terrorista".

  • Oposição pressiona Maduro com anúncio de manifestações e greve geral
    1:34
  • Margem mínima de mil votos obriga a negociações intensas em Timor-Leste

    Mundo

    A Fretilin venceu sem maioria absoluta as lesgislativas para o VII Governo constitucional de Timor-Leste. De acordo com os dados oficiais, o partido de Mari Alkatiri obteve perto de 170 mil votos e conquistou 23 deputados. Já o partido de Xanana Gusmão que tinha vencido há cinco anos, ficou em segundo com 167 mil votos e 22 lugares no parlamento, num total de 65.