sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento Europeu anuncia hoje vencedor do Prémio Sakharov

O Parlamento Europeu (PE) anuncia hoje, em Estrasburgo, o vencedor do Prémio Sakharov 2015, galardão que distingue anualmente a liberdade de pensamento.

© Yannis Behrakis / Reuters

Os três finalistas são a oposição democrática na Venezuela, o bloguer saudita Raif Badawi, e o opositor russo Boris Nemtsov, a título póstumo.

Hoje, a conferência de líderes do PE escolhe o vencedor do galardão, que será entregue também em Estrasburgo, no dia 16 de dezembro.

A Mesa da Unidade Democrática, que congrega a oposição e presos políticos na Venezuela, foi formada em 2008 para unir a oposição ao partido do então Presidente Hugo Chávez.

Políticos e estudantes que integram a Mesa foram entretanto condenados a penas de prisão por exercerem o seu direito à liberdade.

O bloguer saudita Raif Badawi, autor do site Free Saudi Liberals, foi sentenciado a dez anos de prisão, mil chibatadas e uma multa por insultar valores islâmicos.

O físico e opositor russo Boris Nemtsov foi assassinado em Moscovo, em fevereiro.

O Prémio Sakharov, no valor de 50 mil euros, foi entregue, em 2014 ao ginecologista congolês Denis Mukwege, especializado no tratamento de mulheres vítimas de violência em África.

Nelson Mandela e o dissidente soviético Anatoly Marchenko (a título póstumo) foram os primeiros galardoados, em 1988.

Em 1999, o galardão foi entregue a Xanana Gusmão (Timor-Leste) e, em 2001, ao bispo Zacarias Kamwenho (Angola).

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.