sicnot

Perfil

Mundo

Departamento de Estado dos EUA divulgou mais 7.000 páginas de emails de Hillary Clinton

O Departamento de Estado dos EUA publicou hoje mais de 7.000 páginas de correios eletrónicos de Hillary Clinton, o grupo mais extenso até agora divulgado de mensagens da candidata presidencial democrata, enviadas quando era secretária de Estado.

© Tami Chappell / Reuters

A divulgação vem no seguimento da ordem do juíz federal Rudolph Contreras, que instruiu o Departamento de Estado no sentido da publicação mensal até janeiro de 2016 dos emails de Hillary Clinton, depois de ter sido revelado que tinha utilizado uma conta privada de correio eletrónico para assuntos de interesse nacional, enquanto estava no Governo.

Este é o primeiro grupo de mensagens publicado desde a intervenção da política perante o Congresso, na semana passada, acerca da utilização do seu correio eletrónico e do ataque de 2012 contra o consulado norte-americano em Bengazi, na Líbia, um discurso de que saiu reforçada.

A maioria das mensagens agora divulgadas datam de 2011 e 2012, embora também haja algumas enviadas em 2009 e 2010, explicou aos jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby.

Entre 200 e 300 dos correios eletrónicos do grupo daqueles hoje conhecidos tinham a categoria de "classificados" por conterem informação confidencial, depois de serem revistos pelo Departamento de Estado, segundo o porta-voz.

John Kirby referiu que nenhum deles estava marcado comno classificado no momento de ser enviado ou recebido por Hillary Clinton.

Lusa

  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC