Asteroide de grandes proporções aproxima-se da Terra

Um asteroide de grandes proporções está a aproximar-se da Terra. A rocha, que deve ter cerca de 400 metros de diâmetro, desloca-se a 126 mil quilómetros por hora.

De acordo com os astrónomos, que só a descobriram este mês, atingirá o ponto mais próximo do planeta quando às 13:00 (hora de Lisboa) de amanhã.

Ficará, contudo, a uma distância de perto de 480 mil quilómetros, ou seja, relativamente perto a uma escala cósmica, mas ainda assim mais longe do que a própria lua.

O corpo celeste foi descoberto a 10 de outubro por um telescópio no Havai, Estados Unidos, e desde então os cientistas têm realizado cálculos para precisar a sua órbita.

Os cientistas da NASA afirmaram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito na Terra, nomeadamente nas marés e movimentos das placas tectónicas.

A passagem do asteróide 2015 TB145 vai ser um dos melhores momentos dos últimos anos para os cientistas recolherem uma série de dados relevantes e monotorizar uma rocha espacial.

• O poder da linguagem corporal nos tribunais
  • Fomos conhecer o novo Samsung S8

Depois da crise dos telemóveis Samsung Note 7 com bateria defeituosa que podia explodir, a marca tinha que lançar um aparelho inovador. O S8 foi anunciado esta quarta-feira em Londres. O repórter da SIC, Lourenço Medeiros, foi ver como é.

Enviado SIC