Asteroide de grandes proporções aproxima-se da Terra

Um asteroide de grandes proporções está a aproximar-se da Terra. A rocha, que deve ter cerca de 400 metros de diâmetro, desloca-se a 126 mil quilómetros por hora.

De acordo com os astrónomos, que só a descobriram este mês, atingirá o ponto mais próximo do planeta quando às 13:00 (hora de Lisboa) de amanhã.

Ficará, contudo, a uma distância de perto de 480 mil quilómetros, ou seja, relativamente perto a uma escala cósmica, mas ainda assim mais longe do que a própria lua.

O corpo celeste foi descoberto a 10 de outubro por um telescópio no Havai, Estados Unidos, e desde então os cientistas têm realizado cálculos para precisar a sua órbita.

Os cientistas da NASA afirmaram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito na Terra, nomeadamente nas marés e movimentos das placas tectónicas.

A passagem do asteróide 2015 TB145 vai ser um dos melhores momentos dos últimos anos para os cientistas recolherem uma série de dados relevantes e monotorizar uma rocha espacial.

• Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"

O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo Expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por ter comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o jornal reafirma existir e ser verdadeiro.

• Maratona da democracia em Barcelona

Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

• Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    Atrás das Câmaras

DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

• Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

Cultura

O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.