Asteroide de grandes proporções aproxima-se da Terra

Um asteroide de grandes proporções está a aproximar-se da Terra. A rocha, que deve ter cerca de 400 metros de diâmetro, desloca-se a 126 mil quilómetros por hora.

De acordo com os astrónomos, que só a descobriram este mês, atingirá o ponto mais próximo do planeta quando às 13:00 (hora de Lisboa) de amanhã.

Ficará, contudo, a uma distância de perto de 480 mil quilómetros, ou seja, relativamente perto a uma escala cósmica, mas ainda assim mais longe do que a própria lua.

O corpo celeste foi descoberto a 10 de outubro por um telescópio no Havai, Estados Unidos, e desde então os cientistas têm realizado cálculos para precisar a sua órbita.

Os cientistas da NASA afirmaram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito na Terra, nomeadamente nas marés e movimentos das placas tectónicas.

A passagem do asteróide 2015 TB145 vai ser um dos melhores momentos dos últimos anos para os cientistas recolherem uma série de dados relevantes e monotorizar uma rocha espacial.

• Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia

O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

• As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

• Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo

Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

• Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

• Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.