sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 27 número de mortos em incêndio em discoteca de Bucareste

Pelo menos 27 pessoas morreram e mais de 160 ficaram feridas, esta sexta-feira, num incêndio que deflagrou no interior de uma discoteca no centro de Bucareste, segundo o mais recente balanço das autoridades romenas.

© Inquam Photos / Reuters

O fogo no "Club Colectiv", no centro da capital romena, teve início perto das 23:00 (21:00 em Lisboa), numa altura em que aproximadamente 200 pessoas se encontravam no interior do espaço noturno para assistir à promoção do novo álbum do grupo de rock local "Goodbye to Gravity", acompanhado por um espetáculo de luz com efeitos pirotécnicos.

Testemunhas citadas pelos 'media' locais indicaram que uma explosão desencadeou um violento incêndio, causando o pânico entre a multidão.

O ministro do Interior romeno, Gabriel Oprea, indicou que foi convocada uma reunião do comité de emergência nacional e foi decretado, pelas autoridades locais, o chamado "alerta vermelho" de emergência civil, por envolver múltiplas vítimas, que mobilizaram cerca de seis dezenas de ambulâncias do serviço de urgência e aproximadamente dez unidades de bombeiros.

O Presidente da Roménia, Klaus Johannis, afirmou estar "chocado" com o incidente, manifestando a sua "profunda dor" devido à tragédia.

"É um momento muito triste para o nosso país", escreveu na sua página no Facebook, expressando a sua "solidariedade e compaixão" para com os familiares das vítimas.

O Ministério do Interior indicou que o incêndio causou 27 mortes, adiantando que os mais de 160 feridos estavam a receber tratamento em vários hospitais na capital daquele país dos Balcãs, o segundo mais pobre da União Europeia.

Alguns dos feridos têm queimaduras em 70% do corpo, enquanto outros sofreram intoxicação por monóxido de carbono.

Na sequência da tragédia, o ministro da Saúde, Nicolae Banicioiu, lançou um apelo aos cidadãos de Bucareste, cidade de três milhões de habitantes, para que dêem sangue.

Lusa

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.