sicnot

Perfil

Mundo

Amnistia Internacional lança campanha de combate à violência contra mulheres

A Amnistia Internacional (AI) lançou hoje uma campanha para combater a violência contra as mulheres, jovens e meninas a nível laboral, escolar, comunitário e familiar no México.

© Edgard Garrido / Reuters

A AI indicou, em comunicado, que apesar da criação de um quadro jurídico para fazer frente aos assassinatos de mulheres, dados das Nações Unidas indicam que em 2013 morreram 2.502, alegamente, por homicídio, o equivalente a sete mulheres assassinadas por dia no México.

"Com frequência, os casos de homicídios de mulheres não se investigam como tal e não são tratados adequadamente pela justiça, gerando um padrão de impunidade", advertiu a organização.

Perseo Quiroz, diretor executivo da AI México, destacou que as autoridades falharam em adotar medidas legais e administrativas para melhorar a prevenção, proteção e investigação da violência do género no país.

"Há uma necessidade urgente de preencher a lacuna entre a lei e a realidade e acabar com os assassinatos de mulheres", afirmou.

Lusa

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29