sicnot

Perfil

Mundo

Detonada em segurança bomba da II Guerra Mundial descoberta em aeroporto alemão

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial (1939/45) foi descoberta hoje num dos principais aeroportos alemães, tendo as autoridades locais procedido à detonação controlada do engenho, obrigando ao adiamento de sete voos.

Arquivo reuters

Segundo os serviços de imprensa do aeroporto de Dusseldorf (oeste da Alemanha), o terceiro mais movimentado do país, os voos foram interrompidos durante cerca de uma hora enquanto os peritos procederam à explosão controlada do engenho de 125 quilogramas.

A bomba foi descoberta durante a madrugada de hoje próximo da pista de aterragem principal durante trabalhos de manutenção e foi cuidadosamente transportada para um buraco de oito metros de profundidade cavado para o efeito para limitar quaisquer danos colaterais.

"O som da explosão pôde ser ouvido claramente na área circundante do aeroporto", sublinhou a câmara municipal de Dusseldorf.

As autoridades locais afirmaram temer a possibilidade de existirem outros engenhos da mesma altura por baixo do solo onde se situa o aeroporto.

Segundo as autoridades, ao longo deste mês, serão efetuadas monitorizações no solo para determinar se existem mais engenhos explosivos daquela época.

Em 2009, uma bomba de 500 quilogramas foi descoberta e destruída, igualmente de forma controlada, próximo do aeroporto.

Setenta anos após o fim do conflito, ainda existem zonas na Alemanha com bombas que ficaram por explodir na sequência das campanhas dos Aliados.

A quase totalidade dos engenhos explosivos por detonar tem sido descoberta durante obras públicas

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22