sicnot

Perfil

Mundo

Detonada em segurança bomba da II Guerra Mundial descoberta em aeroporto alemão

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial (1939/45) foi descoberta hoje num dos principais aeroportos alemães, tendo as autoridades locais procedido à detonação controlada do engenho, obrigando ao adiamento de sete voos.

Arquivo reuters

Segundo os serviços de imprensa do aeroporto de Dusseldorf (oeste da Alemanha), o terceiro mais movimentado do país, os voos foram interrompidos durante cerca de uma hora enquanto os peritos procederam à explosão controlada do engenho de 125 quilogramas.

A bomba foi descoberta durante a madrugada de hoje próximo da pista de aterragem principal durante trabalhos de manutenção e foi cuidadosamente transportada para um buraco de oito metros de profundidade cavado para o efeito para limitar quaisquer danos colaterais.

"O som da explosão pôde ser ouvido claramente na área circundante do aeroporto", sublinhou a câmara municipal de Dusseldorf.

As autoridades locais afirmaram temer a possibilidade de existirem outros engenhos da mesma altura por baixo do solo onde se situa o aeroporto.

Segundo as autoridades, ao longo deste mês, serão efetuadas monitorizações no solo para determinar se existem mais engenhos explosivos daquela época.

Em 2009, uma bomba de 500 quilogramas foi descoberta e destruída, igualmente de forma controlada, próximo do aeroporto.

Setenta anos após o fim do conflito, ainda existem zonas na Alemanha com bombas que ficaram por explodir na sequência das campanhas dos Aliados.

A quase totalidade dos engenhos explosivos por detonar tem sido descoberta durante obras públicas

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Pelo menos 22 corpos retirados de hotel atacado em Cabul

    Mundo

    Pelo menos 22 corpos foram removidos do hotel de Cabul, no Afeganistão, atacado neste fim de semana pelos talibãs e alguns serão difíceis de identificar por estarem calcinados, de acordo com um novo relatório do Ministério da Saúde.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.