sicnot

Perfil

Mundo

Polícia do Nepal carrega sobre manifestantes para levantar bloqueio em fronteira com a Índia

A polícia do Nepal carregou hoje à bastonada sobre manifestantes que bloqueavam uma passagem na fronteira com a Índia, anunciou um responsável político regional que participou no bloqueio.

Reuters

"A polícia agrediu os manifestantes esta manhã e queimou as nossas tendas, forçando a abertura da fronteira para permitir a passagem aos camiões", disse Shiva Patel, secretário-geral do partido regional Sadbhawana.

Opositores da nova Constituição nepalesa bloqueiam aquele ponto de passagem há várias semanas, impedindo o fornecimento de combustível ao país, que tenta a reconstrução desde o sismo devastador ocorrido em abril.

Os manifestantes da minoria étnica dos Madhesis, nativos das planícies do sul, estão descontentes com a divisão do país em províncias federais por considerarem que os vão marginalizar.

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.