sicnot

Perfil

Mundo

Hungria rejeita competência legal da Comissão Europeia sobre quotas

O parlamento húngaro aprovou hoje uma resolução que defende que a Comissão Europeia não tem competência legal para impor um sistema de quotas obrigatórias para acolhimento de refugiados nos países da União Europeia.

© Leonhard Foeger / Reuters

A Hungria é um dos países da Europa central e de leste que se tem oposto ao sistema de distribuição dos refugiados que fogem de países em conflito na Ásia e no Médio Oriente.

De acordo com a resolução, seria "introduzido um procedimento automático, sem consultar os países membros afetados", que impediria a participação ativa dos Estados.

"A Comissão Europeia não justifica de forma adequada que a eventual aplicação do sistema de quotas teria como resultado um procedimento mais eficaz", defende.

O parlamento húngaro recorda que os países membros podem enviar até ao próximo dia 09 as suas considerações sobre o sistema e que a legislação comunitária permite que sejam revistos os casos relacionados com a subsidiariedade.

Este princípio estabelece que a União Europeia (UE) apenas pode intervir quando a sua atuação seja mais eficaz que a dos Estados-membros ou, inclusivamente, das autoridades locais.

Quer a Hungria quer a Eslováquia anunciaram que vão tomar medidas legais para impedir que o sistema de quotas entre em vigor.

Este ano, já passaram pela Hungria cerca de 390 mil refugiados, que se dirigem aos países mais ricos da EU, mas as chegadas praticamente pararam nas últimas semanas, depois de Budapeste ter colocado vedações nas fronteiras com a Sérvia e a Croácia.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".