sicnot

Perfil

Mundo

Afegã apedrejada até à morte por cometer adultério

Uma jovem afegã foi apedrejada até à morte por talibãs e chefes de guerra por tentar fugir com o seu amante, revelaram hoje as autoridades do Afeganistão.

Arquivo AP

Um vídeo do incidente, dado como verdadeiro pelo governo provincial, circula nas redes sociais e foi difundido na televisão.

O apedrejamento aconteceu "há cerca de uma semana", em Ghalim, uma zona montanhosa e desértica da província de Ghor, às mãos dos talibãs, disse à agência noticiosa AFP a governadora Sima Joyenda, que é uma das duas mulheres a governar as 34 províncias do Afeganistão.

No vídeo, vê-se uma jovem de pé, num buraco escavado no chão, apenas com a cabeça de fora, enquanto um homem vestido de preto pega numa pedra e atira na sua direção, seguindo-se o apedrjamento por outros três homens.

Um deles sugere à jovem que recite a "shahada", a profissão de fé muçulmana. A rapariga diz, então, com voz fraca: "Não há outro Deus além de Deus", declarações após as quais o vídeo termina.

Abdul Hai Katebi, porta-voz da governadora, assegurou à AFP que as imagens são autênticas.

A vítima "foi apedrejada até à morte por talibãs, por clérigos e chefes de guerra irresponsáveis", reagiu Sima Joyenda, indicando que a jovem tinha "entre 19 e 20 anos" e "foi casada com um homem contra a sua vontade".

"Tinha fugido com outro homem da sua idade", explicou.

A governandora condenou a morte e pediu ao Governo central de Cabul para que "liberte" esta zona do país do controlo dos talibãs.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.