sicnot

Perfil

Mundo

Afegã apedrejada até à morte por cometer adultério

Uma jovem afegã foi apedrejada até à morte por talibãs e chefes de guerra por tentar fugir com o seu amante, revelaram hoje as autoridades do Afeganistão.

Arquivo AP

Um vídeo do incidente, dado como verdadeiro pelo governo provincial, circula nas redes sociais e foi difundido na televisão.

O apedrejamento aconteceu "há cerca de uma semana", em Ghalim, uma zona montanhosa e desértica da província de Ghor, às mãos dos talibãs, disse à agência noticiosa AFP a governadora Sima Joyenda, que é uma das duas mulheres a governar as 34 províncias do Afeganistão.

No vídeo, vê-se uma jovem de pé, num buraco escavado no chão, apenas com a cabeça de fora, enquanto um homem vestido de preto pega numa pedra e atira na sua direção, seguindo-se o apedrjamento por outros três homens.

Um deles sugere à jovem que recite a "shahada", a profissão de fé muçulmana. A rapariga diz, então, com voz fraca: "Não há outro Deus além de Deus", declarações após as quais o vídeo termina.

Abdul Hai Katebi, porta-voz da governadora, assegurou à AFP que as imagens são autênticas.

A vítima "foi apedrejada até à morte por talibãs, por clérigos e chefes de guerra irresponsáveis", reagiu Sima Joyenda, indicando que a jovem tinha "entre 19 e 20 anos" e "foi casada com um homem contra a sua vontade".

"Tinha fugido com outro homem da sua idade", explicou.

A governandora condenou a morte e pediu ao Governo central de Cabul para que "liberte" esta zona do país do controlo dos talibãs.

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.