sicnot

Perfil

Mundo

Afegã apedrejada até à morte por cometer adultério

Uma jovem afegã foi apedrejada até à morte por talibãs e chefes de guerra por tentar fugir com o seu amante, revelaram hoje as autoridades do Afeganistão.

Arquivo AP

Um vídeo do incidente, dado como verdadeiro pelo governo provincial, circula nas redes sociais e foi difundido na televisão.

O apedrejamento aconteceu "há cerca de uma semana", em Ghalim, uma zona montanhosa e desértica da província de Ghor, às mãos dos talibãs, disse à agência noticiosa AFP a governadora Sima Joyenda, que é uma das duas mulheres a governar as 34 províncias do Afeganistão.

No vídeo, vê-se uma jovem de pé, num buraco escavado no chão, apenas com a cabeça de fora, enquanto um homem vestido de preto pega numa pedra e atira na sua direção, seguindo-se o apedrjamento por outros três homens.

Um deles sugere à jovem que recite a "shahada", a profissão de fé muçulmana. A rapariga diz, então, com voz fraca: "Não há outro Deus além de Deus", declarações após as quais o vídeo termina.

Abdul Hai Katebi, porta-voz da governadora, assegurou à AFP que as imagens são autênticas.

A vítima "foi apedrejada até à morte por talibãs, por clérigos e chefes de guerra irresponsáveis", reagiu Sima Joyenda, indicando que a jovem tinha "entre 19 e 20 anos" e "foi casada com um homem contra a sua vontade".

"Tinha fugido com outro homem da sua idade", explicou.

A governandora condenou a morte e pediu ao Governo central de Cabul para que "liberte" esta zona do país do controlo dos talibãs.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.