sicnot

Perfil

Mundo

Buscas em casa de Jean-Marie Le Pen por suspeita de fraude fiscal

A polícia francesa fez hoje buscas na residência do ex-líder da Frente Nacional (extrema-direita) Jean-Marie Le Pen, na região de Paris, no âmbito de uma investigação por branqueamento e fraude fiscal, noticiou a agência France Presse.

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

A investigação ao fundador da FN, expulso do partido este ano, foi aberta em junho pelo procurador financeiro e envolve suspeitas de branqueamento, fraude fiscal e omissão de declaração de património, segundo fonte judicial citada pela agência.

A investigação foi aberta na sequência de informações transmitidas aos procuradores pela célula antibranqueamento do Ministério das Finanças (Tracfin) relativas a uma conta bancária no estrangeiro e da Alta Autoridade para a Transparência da Vida Pública (HATVP) de França.

No final de abril, o 'site' Mediapart deu notícia da comunicação feita por aquela célula das Finanças, precisando que ela diz respeito a um fundo fiduciário nas Ilhas Virgens britânicas e gerido por Genebra no valor de 2,2 milhões de euros.

Jean-Marie Le Pen negou na altura deter qualquer fundo no estrangeiro.

A informação da HAPTV sobre a declaração de património de Le Pen de 2014 também está relacionada com essa conta.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..