sicnot

Perfil

Mundo

Obama pode decidir encerrar prisão de Guantánamo

A Casa Branca admitiu hoje que o Presidente Barack Obama pode decidir, por sua livre iniciativa, encerrar a prisão de Guantánamo, em Cuba, antes do final do seu mandato, em janeiro de 2017, se o Congresso não colaborar.

(arquivo)

(arquivo)

© Jonathan Ernst / Reuters

"Neste momento, não descartaria nada", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, durante a conferência de imprensa diária.

Se o Congresso continuar a recusar colaborar para encerrar essa prisão, Earnest afirmou não descartar que Obama decida usar "todas as ferramentas" que a sua autoridade executiva lhe outorga.

O governo está a ultimar um plano para entregar ao Congresso em que detalha os passos necessários para libertar e transferir para países terceiros e para o território dos EUA os pouco mais de 100 reclusos que permanecem no centro de detenção.

O encerramento de Guantánamo é uma promessa de Obama que remonta à sua primeira campanha eleitoral, em 2008.

O Presidente porém confrontou-se desde o início com a oposição do Congresso, em particular dos republicanos, que recusam a transferência dos presos para prisões nos EUA.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..