sicnot

Perfil

Mundo

Tempestade solar afeta radares dos principais aeroportos da Suécia

Uma tempestade solar afetou esta quarta-feira, durante breves momentos, os radares dos principais aeroportos do sul da Suécia causando atrasos significativos nas partidas dos voos, disse a Autoridade de Aviação Civil (AAC) local.

As tempestades solares projetam plasma solar a grande velocidade para o espaço, atingindo a atmosfera superior da Terra e o seu campo magnético. (Arquivo)

As tempestades solares projetam plasma solar a grande velocidade para o espaço, atingindo a atmosfera superior da Terra e o seu campo magnético. (Arquivo)

© Ho New / Reuters

"Desde as 15:45 (14:45 em Lisboa) as tempestades solares têm perturbado o campo magnético da Terra, provocando um mau funcionamento do radar" usado pelos controladores do tráfego aéreo, afirmou o porta-voz da AAC, Per Froberg.

"Tivemos de encerrar o espaço aéreo" o que provocou atrasos nas partidas, acrescentou.

As tempestades solares projetam plasma solar a grande velocidade para o espaço, atingindo a atmosfera superior da Terra e o seu campo magnético.

Aquele fenómeno é responsável pela aurora boreal, mas também por tempestades magnéticas que perturbam o funcionamento dos satélites de comunicações e da rede elétrica.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.