sicnot

Perfil

Mundo

Tempestade solar afeta radares dos principais aeroportos da Suécia

Uma tempestade solar afetou esta quarta-feira, durante breves momentos, os radares dos principais aeroportos do sul da Suécia causando atrasos significativos nas partidas dos voos, disse a Autoridade de Aviação Civil (AAC) local.

As tempestades solares projetam plasma solar a grande velocidade para o espaço, atingindo a atmosfera superior da Terra e o seu campo magnético. (Arquivo)

As tempestades solares projetam plasma solar a grande velocidade para o espaço, atingindo a atmosfera superior da Terra e o seu campo magnético. (Arquivo)

© Ho New / Reuters

"Desde as 15:45 (14:45 em Lisboa) as tempestades solares têm perturbado o campo magnético da Terra, provocando um mau funcionamento do radar" usado pelos controladores do tráfego aéreo, afirmou o porta-voz da AAC, Per Froberg.

"Tivemos de encerrar o espaço aéreo" o que provocou atrasos nas partidas, acrescentou.

As tempestades solares projetam plasma solar a grande velocidade para o espaço, atingindo a atmosfera superior da Terra e o seu campo magnético.

Aquele fenómeno é responsável pela aurora boreal, mas também por tempestades magnéticas que perturbam o funcionamento dos satélites de comunicações e da rede elétrica.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.