sicnot

Perfil

Mundo

Tempestade solar afeta radares dos principais aeroportos da Suécia

Uma tempestade solar afetou esta quarta-feira, durante breves momentos, os radares dos principais aeroportos do sul da Suécia causando atrasos significativos nas partidas dos voos, disse a Autoridade de Aviação Civil (AAC) local.

As tempestades solares projetam plasma solar a grande velocidade para o espaço, atingindo a atmosfera superior da Terra e o seu campo magnético. (Arquivo)

As tempestades solares projetam plasma solar a grande velocidade para o espaço, atingindo a atmosfera superior da Terra e o seu campo magnético. (Arquivo)

© Ho New / Reuters

"Desde as 15:45 (14:45 em Lisboa) as tempestades solares têm perturbado o campo magnético da Terra, provocando um mau funcionamento do radar" usado pelos controladores do tráfego aéreo, afirmou o porta-voz da AAC, Per Froberg.

"Tivemos de encerrar o espaço aéreo" o que provocou atrasos nas partidas, acrescentou.

As tempestades solares projetam plasma solar a grande velocidade para o espaço, atingindo a atmosfera superior da Terra e o seu campo magnético.

Aquele fenómeno é responsável pela aurora boreal, mas também por tempestades magnéticas que perturbam o funcionamento dos satélites de comunicações e da rede elétrica.

Lusa

  • Taxa de desemprego abaixo dos 10%

    Economia

    A taxa de desemprego em fevereiro ficou afinal nos 9,9%. O Instituto Nacional de Estatística reviu o indicador em baixa de 0,1 pontos percentuais, esta sexta-feira. É o valor mais baixo desde fevereiro de 2009.

  • Incêndio dominado em Gondomar
    4:25

    País

    Está dominado o incêndio que esta manhã obrigou à evacuação da Escola Secundária de São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar. A repórter Susana Bastos esteve no local.

  • "Tanolas" tem cadastro criminal e já foi condenado a pena suspensa
    0:55
  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    Luís Montenegro garante que nunca será candidato à presidência do PSD contra o Passos Coelho. Convidado da Quadratura do Círculo, na SIC Notícias, o líder da bancada dos sociais-democratas acha mesmo que é um exagero dizer-se que Pedro Passos Coelho está politicamente morto.