sicnot

Perfil

Mundo

Japão quer distribuir medicamentos com drones em 2018

O Japão pretende implementar um sistema de distribuição de medicamentos através de 'drones' para abastecer zonas isoladas com escassas instalações médicas, numa operação a iniciar em 2018, informou hoje o diário económico Nikkei.

© Carlo Allegri / Reuters

Este sistema permitiria inicialmente que os aviões não tripulados transportassem medicamentos com receita, sangue para transfusões e outros produtos urgentes.

Para concretizar a ideia, o Governo japonês deverá expandir as bandas de frequência atualmente estabelecidas e aumentar a potência de saída das estações de redes sem fio.

Além disso, seria necessário aprovar uma nova legislação para regular as rotas dos drones e os produtos que se poderiam transportar.

Atualmente, a legislação japonesa proíbe o voo de drones sobre zonas residenciais habitadas sem autorização governamental e estabelece que distâncias mínimas que as aeronaves devem manter das pessoas e edifícios, mas não regula as rotas de voo.

O Japão não tinha legislação específica sobre drones até setembro último e a um homem ter operado um destes aparelhos com material radioativo até ao telhado da residência do primeiro-ministro, Shinzo Abe.

Abe e alguns ministros deverão reunir hoje com representantes de empresas como a Amazon e a Toyota Motor com o objetivo de impulsionar um novo sistema de distribuição de medicamentos com 'drones', acrescentou o Nikkei.

O gigante do comércio eletrónio Amazon começou em março do ano passado a testar a entrega de encomendas com o uso de aviões não tripulados em Miami (Estados Unidos), e a Walmart solicitou no final do mês passado autorização às autoridades norte-americanas para testar drones com este propósito.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.